Gleisi diz que poucos são tão qualificados quanto Mantega para compor Conselho da Vale

Gleisi diz que poucos são tão qualificados quanto Mantega para compor Conselho da Vale

Lula deseja que ex-ministro da Fazenda tenha papel de protagonismo na empresa

Estadão Conteúdo

Gleisi defende indicação de Mantega

publicidade

A deputada federal pelo Paraná e presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, defendeu a indicação do ex-ministro da Fazenda Guido Mantega para o Conselho de Administração da Vale.

"Pouquíssimos brasileiros são tão qualificados quanto Guido Mantega para compor o conselho da Vale, uma empresa estratégica para o País e na qual o governo tem participação e responsabilidades, mesmo depois de sua privatização danosa ao patrimônio público", disse ela em sua conta no X, antigo Twitter.

Segundo a deputada, o ministro é qualificado "para esta ou qualquer outra missão importante" e é "um dos brasileiros mais injustiçados de nossa época". As declarações de Gleisi Hoffmann ocorrem em paralelo a um esforço do Planalto para colocar Mantega no comando da Vale.

Na quarta-feira, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, telefonou para conselheiros da empresa para defender a escolha do indicado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a presidência da companhia pelo comitê de acionistas. O grupo deverá se reunir na próxima terça-feira, 30, para deliberar sobre a sucessão na mineradora.

Veja Também

Segundo auxiliares do presidente, Lula deseja que Mantega tenha um papel de destaque no comando da Vale, com voz ativa na gestão, e não seja apenas um coadjuvante.

Auxiliares do presidente e sócios privados elaboraram um arranjo em que Mantega ocuparia um assento no conselho de administração da Vale, mantendo no cargo por um período mais curto (um ano) o atual presidente Eduardo Bartolomeo. O nome da Cosan no conselho, Luis Henrique Guimarães, seria alçado ao comitê executivo.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895