Governadores do Sul e Sudeste querem recursos do pré-sal em 2019
capa

Governadores do Sul e Sudeste querem recursos do pré-sal em 2019

Encontro do Cosud ocorreu em Florianópolis

Por
Correio do Povo

Quinto encontro do Cosud ocorreu em Santa Catarina

publicidade

Os sete governadores que integram o Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) pediram neste sábado que os recursos da cessão onerosa do pré-sal sejam distribuídos aos Estados e municípios ainda em 2019. A medida consta nas conclusões da Carta de Florianópolis, assinada pelos sete chefes de Executivo ao final do evento realizado na capital catarinense. O próximo encontro do Cosud será em Foz do Iguaçu, no Paraná, em janeiro de 2020.

Para Eduardo Leite, a integração permite que os governador articulem uma alternativa caso a reforma da Previdência incluindo Estados e municípios não vingue no Senado. “Não adianta um Estado fazer a lição de casa: se os outros tiverem problemas, o país tem problema. Somos uma União, que é a soma de partes. Se uma parte estiver doente, teremos um todo doente. Se a reforma nacional não ocorrer, é importante que a maioria dos Estados possa promover os ajustes necessários”, alertou.

Os Estados ainda assinaram termos de cooperação técnica na área de infraestrutura e agropecuária. Além disso, Santa Catarina e Espírito Santo firmaram um terceiro acordo que envolve o meio ambiente.

O acordo em prol da defesa da agropecuária fortalece ações de defesa sanitária animal e vegetal nos estados integrantes do Cosud, compartilhando informações técnicas e aprimorando os serviços prestados.

O termo que se refere à infraestrutura visa a implementação da Modelagem da Informação da Construção (conhecida pela sigla em inglês BIM), que permite a integração de forma sistêmica e transversal das diversas fases do ciclo de vida de uma obra de construção com o gerenciamento de todas as informações disponíveis em projeto.