Governo do Estado anuncia ampliação do Programa TEAcolhe

Governo do Estado anuncia ampliação do Programa TEAcolhe

RS terá 28 novos Centros de Atendimento em Saúde para suporte multidisciplinar às pessoas com Transtorno do Espectro Autista

Rodrigo Thiel

Anúncio da ampliação no número de centros de atendimentos foi feito pelo governador Eduardo Leite e pela secretária da Saúde Arita Bergmann, no Palácio Piratini

publicidade

O Programa TEAcolhe, uma política pública estadual para garantir o suporte multidisciplinar às pessoas com Transtorno do Espectro Autista, terá um aumento nas unidades de atendimento. Na tarde desta segunda-feira, o Governo do Estado assinou convênios para a ampliação do programa, aumentando para 51 o número de Centros de Atendimento em Saúde.

Ao todo, o Estado investirá R$ 70 milhões por ano no TEAcolhe. Até o momento, o RS possui 23 unidades de atendimento especializado e terá 28 novos centros ainda no primeiro semestre de 2024, de acordo com a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann. “O tempo máximo para aquelas instituições que precisam se estruturar é 90 dias. Agora é uma questão de adaptação dos espaços, capacitação das equipes e cadastro dos usuários que serão atendidos. Nós estamos com muita expectativa para colocar em atendimento mais breve possível”, contou.

O programa, lançado pela SES em 2021, teve seus novos centros definidos a partir da localização e do número de pessoas atendidas. “Nas regiões mais distantes, como a Fronteira Oeste a Campanha, nós colocamos três serviços, por exemplo, em Santana do Livramento, Alegrete e Santiago, para que o atendimento seja o mais próximo possível das pessoas que precisam dessa atenção especializada. Nós estamos com 10 prefeituras que vão criar centros municipais, mas atenderam também a região referenciada”, completou a secretária.

O governador Eduardo Leite destacou a jornada de organização do Estado para que este tipo de investimento em políticas públicas pudesse ser possível. “Tem que ter sensibilidade, mas tem que ter dinheiro, tem que ter capacidade financeira. São R$ 70 milhões política pública de um Estado que até cinco anos atrás não estava pagando salário dos servidores, estava atrasando o pagamento para hospitais, não pagava fornecedor de medicamento. Tenho uma absoluta convicção que este programa haverá de permanecer como outros bons programas continuaram acontecendo, independentemente do governo”, reforçou Leite.

A solenidade ainda contou com apresentações artísticas do grupo de percussão Um só Pulsar e a assinatura do termo de colaboração entre o Programa Todos no Jogo, da Secretaria do Esporte e Lazer, e a Associação Esporte +, de Porto Alegre, para oferecimento de 1.520 novas vagas de prática esportiva para pessoas com deficiência intelectual. O termo foi assinado pelo secretário estadual do Esporte e Lazer, Danrlei de Deus.

Veja Também

Novos centros do Programa TEAcolhe

APAE Formigueiro
APAE São Vicente do Sul
CAS da Prefeitura de Santiago
APAE Santana do Livramento
APAE Alegrete
CAS da Prefeitura de Capão da Canoa
APAE Santo Antônio da Patrulha
CAS da Prefeitura de São Francisco de Paula
Clínica TEAme São Leopoldo
CAS da Prefeitura Municipal de Sapucaia
APAE Sapucaia
CAS da Prefeitura de Porto Alegre
CAS da Prefeitura de Cachoeirinha
URI São Luiz Gonzaga
CAS da Prefeitura de Salto do Jacuí
APAE Panambi
APAE Frederico Westphalen
Instituto Pensare – Erechim
APD Carazinho
CAS da Prefeitura de Soledade
APAE Constantina
Associação Acreditar – Pedro Osório
Cerenepe – Pelotas
CAS da Prefeitura de Gramado
Lorenzet Nova Prata
APAE Candelária
APAE Rio Pardo
CAS da Prefeitura de Encantado


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895