Governo federal destina recursos para projetos circenses nas cinco regiões do país

Governo federal destina recursos para projetos circenses nas cinco regiões do país

Uma nova rodada do programa 'Respeitável Circo' garantirá R$ 80 mil para iniciativas artísticas do gênero

R7

CIRCO PATATI PATATÁ TEM ATIVIDADES INTERROMPIDAS DEVIDO À PANDEMIA.

publicidade

O presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), divulgou nesta terça-feira, em suas redes sociais, uma nova rodada do programa "Respeitável Circo", que destinará R$ 80 mil a iniciativas circenses nas cinco regiões do país. "Apoio cultural a quem realmente necessita e respeito com o dinheiro do contribuinte", disse Bolsonaro.

Os recursos são distribuídos pela Fundação Nacional de Artes (Funarte), que mantém ainda a Escola Nacional do Circo, no Rio de Janeiro.

O programa

Em outubro de 2021, a Funarte lançou a campanha, direcionada aos cerca de 800 circos em atividade no país. Além do incentivo cultural, estão englobados no programa um cartão nacional de saúde específico para a população circense, que pode ser atendida em qualquer unidade de saúde do país com registros no sistema eletrônico Conecte SUS. Já o Ministério da Educação preparou um documento para orientar estados e municípios sobre a oferta de ensino a essa população.

Também foi anunciado o Selo Município Amigo do Circo, para incentivar a implementação de ações regionais que valorizem a atividade circense. Durante o evento foi ainda lançada a cartilha Respeitável Circo!, material de apoio para gestores públicos e privados com os direitos, deveres e as principais necessidades dos artistas de circo.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895