Governo federal faz nova proposta de desconto para dívidas dos Estados

Governo federal faz nova proposta de desconto para dívidas dos Estados

Parcelas voltariam ao montante original apenas em julho de 2018

AE

Governadores se reuniram com o Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, no início da tarde desta segunda-feira em Brasília

publicidade

O Tesouro Nacional apresentou nesta segunda-feira aos secretários estaduais de Fazenda uma nova proposta de desconto no pagamento das parcelas mensais das dívidas dos Estados com a União. Agora, o governo federal propõe que os valores tenham uma recomposição diluída por um prazo maior, voltando ao montante original apenas em julho de 2018. A medida teria impacto, portanto, nos orçamentos dos próximos dois anos.

De acordo com uma fonte que está presente à reunião, o Tesouro voltou a oferecer um desconto de 100% da parcela da dívida dos Estados em julho deste ano. Mas, ao invés desse desconto diminuir 5 pontos percentuais a cada mês até chegar a zero em 18 meses, como estava na última proposta do Ministério da Fazenda, a sinalização agora é por um período mais longo de transição até que os Estados voltem a pagar a parcela integral.

Ainda segundo esta fonte, o Tesouro propôs agora uma redução de 10% no desconto a cada dois meses até o meio do próximo ano. Desta forma, o abatimento seria de 90% em agosto e setembro, de 80% em outubro e novembro, de 70% em dezembro e janeiro, de 60% em fevereiro e março e de 50% em abril e maio de 2017.

Sartori crê em avanço na negociação entre estados e União

O governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori (PMDB), acredita em novo avanço para a resolução do tema. "Nós já tivemos uma reunião preliminar com os secretários da Fazenda na semana passada e hoje eu acredito que já avança bastante. Vinhamos conversando com o governo anterior e estamos fazendo aquilo que é possível. Algumas questões serão resolvidas e reavaliadas na reunião", informou Sartori.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895