Hamilton Sossmeier presidirá a Câmara de Porto Alegre em 2023

Hamilton Sossmeier presidirá a Câmara de Porto Alegre em 2023

Vereadores votaram nova composição da Mesa Diretora

Correio do Povo

Nova composição foi aprovada por unanimidade nesta quarta-feira

publicidade

O vereador Hamilton Sossmeier (PTB) foi eleito, nesta quarta-feira, presidente da Câmara de Porto Alegre para 2023. Ao lado dele, o vereador Moisés Barboza (PSDB) será o primeiro vice-presidente, e a vereadora Cláudia Araújo (PSD) a segunda vice-presidente. A nova composição da Mesa Diretora para o próximo ano contará ainda com os vereadores Alvoni Medina (Republicanos) como primeiro secretário, Airto Ferronato (PSB) como segundo, Lourdes Sprenger (MDB) como terceira, e Aldacir Oliboni (PT) como quarto. Todos os nomes foram aprovados por unanimidade, com 35 votos, pelos vereadores. 

As novas composições das seis comissões da Casa também foram aprovadas, mas as presidências só devem ser eleitas em 2 de janeiro, quando acontece a posse. No próximo ano, a liderança de oposição também deverá mudar, ficando sob encargo do vereador Roberto Robaina (PSol).

As articulações para composição da Mesa Diretora são feita em acordo entre as bancadas previamente às votações. Em 2020, a oposição, composta por PT, PCdoB e PSol, garantiu, por meio da justiça, o direito de representatividade dentro no comando da Casa, atendendo a critérios de proporcionalidade. 

Hamilton Sossmeier substituirá o vereador Idenir Cecchim (MDB) na presidência da Casa. O emedebista deixa o comando do legislativo municipal afirmando ter sido "um presidente de muita sorte". "Foi um ano eleitoral complicado, mas mesmo assim conseguimos levar com tranquilidade", disse. Deixa como um dos feitos de seu mandato a modernização da TV Câmara e o retorno de aproximadamente R$ 50 milhões aos cofres da prefeitura, valores não utilizados das cotas parlamentares de vereadores.

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895