Imprensa internacional repercute invasão aos prédios dos Três Poderes, em Brasília

Imprensa internacional repercute invasão aos prédios dos Três Poderes, em Brasília

The New York Times, The Guardian e El País estão entre os veículos ao redor do mundo que reportaram os atos de vandalismo

R7

The New York Times, The Guardian e El País estão entre os veículos ao redor do mundo que reportaram os atos de vandalismo

publicidade

Diversos jornais internacionais, como o The New York Times, dos EUA, destacaram nas capas de suas edições, nesta segunda-feira (9), os atos de vandalismo ocorridos no STF, no Congresso e no Palácio do Planalto em Brasília, no último domingo (8). 

O jornal The Washington Post, também dos Estados Unidos, optou pelo título "Repartições do governo do Brasil atacadas" e relacionou o ocorrido em Brasília com os ataques ao Capitólio, em 6 de janeiro de 2021.

The Guardian, do Reino Unido, foi outro veículo que relacionou os atos antidemocráticos em Brasília com os que aconteceram em Washington. "Invasão no estilo do Capitólio no Brasil: apoiadores de Bolsonaro atacam Congresso". Outro jornal que repercutiu a invasão dos prédios públicos por extremistas foi o Clarín, da Argentina.

Le Monde, da França, comentou sobre o impacto da invasão na democracia brasileira. "Brasil: a democracia abalada com a invasão ao coração do poder." O jornal El País, da Espanha, escolheu como título: "Assalto à democracia no Brasil; Bolsonaristas atacam as instituições em Brasília".

Público, de Portugal, também teve como capa a imagem da invasão do de STF, Congresso e do Palácio do Planalto em Brasília por criminosos. O The Wall Street Journal, dos EUA, foi outro jornal a noticiar os atos de vandalismo em Brasília, que deixou quadros rasgados e móveis estragados.

The Jerusalem Post, de Israel, também dedicou parte de sua primeira página para comentar a invasão dos prédios públicos. A Conib (Confederação Israelita Brasil) divulgou nota oficial condenando e repudiando "com veemência" os atos antidemocráticos. O jornal Toronto Star, do Canadá, publicou: "Ataque a democracia".

O jornal Le Soir, da Bélgica, escreveu: "Brasil. A democracia atacada".


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895