Instalada Frente Parlamentar em Defesa do Hospital Psiquiátrico São Pedro

Instalada Frente Parlamentar em Defesa do Hospital Psiquiátrico São Pedro

Ato, nesta terça-feira, contou com a assinatura de 25 deputados estaduais

Taís Teixeira

publicidade

A precariedade da estrutura física, das condições de atendimento e da equipe médica motivou a instalação da Frente Parlamentar em Defesa do Hospital Psiquiátrico São Pedro, que aconteceu nesta terça-feira, 14h, em um ato solene virtual conduzido pelo presidente da Assembleia Legislativa do Estado Rio Grande do Sul (ALRS), Gabriel Souza (MDB), com a assinatura de 25 deputados estaduais, incluindo o seu proponente, o deputado estadual Thiago Duarte (DEM). A Frente foi aprovada no dia 15 de dezembro do ano passado, na época com 23 parlamentares.

O deputado estadual Thiago Duarte (DEM), que também é ginecologista e obstetra, afirma que a saúde mental é uma realidade  que requer mais debate e cita o suicídio como uma questão grave e emergencial. “ Esse tema é muito importante e precisa ser mais discutido para que o legislativo tenha um entendimento mais claro e possa tomar as deliberações adequadas para promover soluções”, declara.

O psiquiatra e integrante da direção do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Rogério Cardoso, afirma que o São Pedro atende 88 municípios da região metropolitana , o que equivale a um grupo de cinco milhões de pessoas, volume populacional que a entidade não consegue absorver por falta de estrutura. “Temos leitos ociosos para crianças e adolescentes pela ausência de profissionais para acompanhar o tratamento”, relata.

Cardoso, que já foi diretor do São Pedro, ressalta que há 57 leitos para esses casos em outros hospitais que aguardam a liberação do governo federal há um ano. “São vagas que estão prontas para receber quem precisa e que iriam desafogar a instituição”, reforça. O médico destaca que a entidade é referência no atendimento e na formação de profissionais, dois focos que acabam sendo prejudicados pela situação atual. “ Hoje temos em média 100 alunos sendo preparados e que necessitam de mais condições para desempenhar o trabalho”, enfatiza.

O presidente da ALRS, Gabriel de Souza (MDB), prontificou-se a visitar o local. “ Parabenizo o deputado Thiago Duarte por trazer a saúde mental para discussão política, um tema que é muito importante, mas muitas vezes não tem protagonismo na agenda política”, comenta.

Localizado em Porto Alegre, o São Pedro, como é mais conhecido, foi a primeira instituição psiquiátrica de Porto Alegre e da Província de São Pedro, fundada em 13 de maio de 1874, e inaugurada  dez anos depois, no dia 29 de junho. Denominado como Hospício São Pedro até 1925, passou a ser chamado Hospital São Pedro até 1961, quando então assumiu a atual identidade de Hospital Psiquiátrico São Pedro. A entidade é pública e  pertence ao Sistema Único de Saúde (SUS), que custeia todos os tratamentos oferecidos pela instituição.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895