Itamaraty diz que governo se mantém firme no processo de aproximação da OCDE
capa

Itamaraty diz que governo se mantém firme no processo de aproximação da OCDE

Estados Unidos negou apoio a proposta de inclusão de novos países no grupo

Por
AE

Confirmação foi dada pelo secretário de Política Externa Comercial e Econômica, Norberto Moretti

publicidade

O secretário de Política Externa Comercial e Econômica, Norberto Moretti, ligado ao Ministério das Relações Exteriores, afirmou que o governo brasileiro se mantém firme na tentativa de fazer o Brasil ser aceito como membro da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). "O processo não é simples, não é meramente técnico, é também político, mas não há nenhuma dúvida de que o governo se mantém firme na decisão de continuar no processo de aproximação", disse o secretário, durante participação no Fórum de Investimentos Brasil 2019.

Os Estados Unidos negaram apoio a uma proposta de inclusão de novos países, como o Brasil, na OCDE. De acordo com fontes ouvidas pelo Estadão/Broadcast, a negativa foi dada a uma proposta apresentada pelo secretário-geral da OCDE, Angel Gurría, de discutir a inclusão de um bloco de seis novos países na organização, que teria ainda nações europeias.

Em sua apresentação no evento, Moretti quis deixar claro que a entrada na OCDE vai além da política comercial, pois a organização se ocupa de uma ampla gama de temas. "É por meio de uma convergência regulatória crescente que nós vamos inserir o Brasil na economia mundial", disse. "Não é suficiente ter economia aberta na política comercial, se o conjunto das outras políticas públicas não potencializa o aproveitamento delas pelos agentes econômicos", afirmou também.