Jairo Jorge oficializa apoio a Sartori no segundo turno
Candidato do PDT ficou em quarto lugar no primeiro turno do pleito
publicidade
Jorge assegurou que, caso houvesse um convite, não aceitaria, pois vai respeitar a decisão de seu partido de não participar de nenhum governo – nacional e estadual. Logo após o primeiro turno, o ex-prefeito de Canoas defendeu que o PDT deveria assumir um lado da disputa e, na tarde desta quinta, disse que propôs isso à sigla, que, no entanto, realizou votação interna e optou pela neutralidade. Apesar disso, o pedetista afirmou que não há estremecimentos na relação. “Isso é um direito individual que tenho de exercer”, disse, ao explicar que a decisão partidária deixa aberta as escolhas de cada militante.
Assim como após o primeiro turno, Jorge disse não achar adequado fazer campanha contra, mas que também considera uma “negação da democracia” um líder político pregar o voto nulo ou branco. De acordo com ele, a opção por Sartori se deu pela experiência do atual governador e outras características importantes diante da crise, sem, no entanto, retirar críticas administrativas feitas em outros momentos. Ainda segundo o pedetista, propostas suas como o Fundo para a Educação, a redução da carga tributária e a busca de soluções para os servidores devem ser avaliadas pela campanha do atual governador.
Para José Ivo Sartori, o apoio de Jairo Jorge significa pluralidade, já que não há como fazer um governo sozinho. “É uma aproximação que a gente espera que tenha durabilidade, pelo bem do Rio Grande. Os desafios são muito grandes, o caminho é longo, mas ele precisa ser enfrentado coletivamente”, destacou o atual chefe do Executivo estadual.