Jairo Jorge reassume a Prefeitura de Canoas após término do prazo de afastamento cautelar

Jairo Jorge reassume a Prefeitura de Canoas após término do prazo de afastamento cautelar

Em nova posse, o gestor anunciou reestruturações e mudança de equipe

Fernanda Bassôa

Jairo Jorge reassumiu a prefeitura de Canoas nesta terça-feira

publicidade

O prefeito afastado Jairo Jorge reassumiu a Prefeitura de Canoas nesta terça-feira (28) em cerimônia realizada no Paço Municipal. O retorno do gestor aconteceu após o fim do prazo do afastamento cautelar e porque a Câmara do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul declinou para a Justiça Federal a competência jurídica para processar as ações penais derivadas da Operação Copa Livre, ação que resultou no afastamento do político em 31 de março do ano passado.

O Ministério Publico informou ainda que interpôs embargos de declaração contra esta decisão, recurso que ainda aguarda por julgamento. Jairo Jorge foi afastado em operação que investigava a suspeita de fraudes em contratações pelo Município na área da saúde. O prefeito sempre alegou inocência. Durante o período em que esteve afastado, a cidade foi administrada pelo vice, Nedy de Vargas Marques.

Hoje pela manhã, ao reassumir a Prefeitura, ele anunciou uma série de mudanças e reestruturações internas, além de desabafar sobre os últimos 12 meses longe da vida pública. "Foram momentos difíceis, de tristeza, dor, solidão e angústia. Vivi com fé e esperança um dia depois do outro. Ao final desta longa jornada saio com o coração sereno, sem ressentimentos, sem mágoas. Tudo foi um grande aprendizado. Ganhando ou perdendo sempre manifestei minha crença nas instituições, especialmente no Poder Judiciário gaúcho, pela competência, seriedade e isenção. Mantenho também intacta minha admiração e consideração pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul. Tenho certeza que a instituição nunca agiu com pessoalidade, algum recorte político ou ideológico. O MP cumpriu seu papel. Sou inocente e vou provar na Justiça minha inocência." A partir de agora, o prefeito diz que vai se manifestar, junto com seus advogados, apenas nos autos, porque o foco até 31 de dezembro de 2024, é recuperar Canoas, a cidade em que nasceu.

Entre as medidas anunciadas por Jairo Jorge, de imediato, estão o cancelamento do desfile de carnaval que estava programado para o próximo sábado (01), a reestruturação da equipe que vai estar com ele à frente da Administração até o final de seu mandato, o fim da parceria do município com Organizações Sociais e a criação de uma Secretaria Extraordinária para a Gestão Hospitalar, com o objetivo de acompanhar, monitorar e fortalecer o trabalho dos três hospitais do Município. "Hoje é um dia de alegria, mas tenho consciência dos desafios que me esperam. Canoas vive hoje a maior crise financeira da sua história. Por falta de experiência, omissão ou por irresponsabilidade. Não é hora de festa. Não há justificativa de promover um desfile, enquanto vivemos o caos na gestão pública. Tenho certeza que as Escolas de Samba de Canoas entenderão. Iremos suspender o desfile do próximo sábado e realizaremos em outro momento, quando as finanças e os serviços públicos essenciais estiverem normalizadas."

Segundo ele, nos próximos quinze dias, governo estará focado em realizar um diagnóstico profundo sobre as finanças do Município. "Estou criando uma equipe de transição e em 15 dias será anunciada uma equipe definitiva. Isso será feito em duas etapas porque ainda precisamos fazer um diagnóstico de toda a situação financeira do Município, um levantamento do que precisa ser alterado na estrutura administrativa. Vamos avaliar a situação da saúde, assistência social, limpeza pública, iluminação, pavimentação, drenagem, transporte, educação, cultura, esporte, habitação, desenvolvimento, segurança, meio ambiente, bem-estar animal e definir ações emergenciais. Vamos reorganizar a administração pública, corrigindo erros da última reforma, como a extinção do CanoasTEC, criando novas estruturas, mas sem criar cargo ou despesa novas. Nosso esforço será economizar ao máximo. Vamos analisar todos os atos praticados no último ano pela gestão anterior, validando o que está certo, corrigindo o que está errado e apurando responsabilidades."

Nos próximos três meses, Jairo quer focar na recuperação dos serviços públicos, especialmente a saúde. "Vamos buscar solução para a crise dos hospitais, especialmente o Pronto Socorro e o Hospital Universitário. Recuperar o Hospital Nossa Senhora das Graças. Vamos fazer tudo com total transparência. Vamos criar a Autoridade de Transparência, que será coordenado pela Ouvidora Geral do Município, auxiliando nas ações de apuração, investigação e transparência em sintonia com a Controladoria Geral do Município. Vou garantir que efetivamente a equipe da Secretaria Municipal de Licitações e Contratos seja integrada por servidores de carreira, garantindo a lisura na condução dos processos, mas com sentido de urgência que a cidade precisa. Vamos garantir o bom funcionamento da Prefeitura, buscando eficiência, eficácia e efetividade."

Jairo Jorge quer retomar a participação popular. Ir para a rua ouvir o povo. "Vamos lançar o Prefeitura itinerante, que é um posto avançado com serviços que irão até os bairros para coletar sugestões e ouvir a comunidade. É preciso ampliar a participação da população. Descentralizar os serviços da Administração.” O prefeito que reassume o cargo nesta terça garante que é a era de um novo Governo, um novo momento. “Com amor no coração, com humildade, sempre buscando aprender com nossas falhas e limites, vamos procurar fazer o melhor para os canoenses. Reafirmo aqui meu compromisso com o povo trabalhador. Irei me esforçar ainda mais até o final do meu mandato para cumprir meu programa de governo e fazer Canoas crescer, trazer mais empregos, melhorar a saúde, a limpeza, a iluminação e a educação. Humildade para servir, honestidade para administrar, sabedoria para decidir, competência para governar e coragem para fazer."


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895