Jornalista Taline Oppitz recebe o título de Cidadã Emérita de Porto Alegre

Jornalista Taline Oppitz recebe o título de Cidadã Emérita de Porto Alegre

A cerimônia contou com a presença de familiares, colegas e amigos

Claudio Isaías

publicidade

Pela atuação como colunista de política do Correio do Povo e apresentadora do programa "Esfera Pública" na Rádio Guaíba, a jornalista Taline Oppitz recebeu nesta sexta-feira o título de Cidadã Emérita de Porto Alegre, em solenidade no plenário Ana Terra, da Câmara Municipal. A cerimônia contou com a presença de familiares, colegas e amigos.

No discurso, a jornalista enalteceu a Capital. “Não me imagino morando ou criando meu filho em outra cidade que não Porto Alegre. Amo essa cidade”, destacou a jornalista, que dedicou o prêmio aos pais, Tânia Regina e Emílio, e ao filho Joaquim, de dez anos. 

Taline Oppitz aproveitou para fazer um apelo aos partidos políticos para que valorizem as candidaturas femininas, considerando que, assim como em redações de jornais, o ambiente político sempre foi um território masculino e que atualmente as mulheres vêm ganhando mais espaço. "Peço que os partidos apostem verdadeiramente nas mulheres", destacou ela.   

A jornalista reforçou que estava feliz pela homenagem proposta pelo então vereador Reginaldo Pujol (Dem) e que foi aprovada por unanimidade na última legislatura da Câmara de Porto Alegre. "Em tempos em que a política, infelizmente, se tornou a arte da guerra, dos rótulos, do preconceito, eu fico feliz em estar aqui por unanimidade. Isso é sinal de que estou fazendo o meu trabalho e eu tento sempre fazer o máximo", disse ela, emocionada.

O prefeito Sebastião Melo (MDB), que participou da solenidade, destacou a "singeleza" e a "boa caneta" da jornalista. "Tu tens a característica de ouvir todos os lados da notícia. Você nunca deixa ouvir a parte contrária e isto tem valor. Parabéns pela tua postura", acrescentou o prefeito. Conforme Melo, a crítica política ajuda muito ao político.

Pujol destacou que a presença de tantos vereadores e convidados na cerimônia demonstrou o quanto Taline Oppitz é querida por todos. “O que mais faz as pessoas merecedoras do nosso carinho e respeito é a dignidade em que elas exercem suas atividades”, ressaltou.

Durante a homenagem, os vereadores Mônica Leal (PP), Cassiá Carpes (PP), Lourdes Sprenger (MDB) e Jonas Reis (PT) destacaram a trajetória da jornalista e ressaltaram, assim como Pujol, a importância do Correio do Povo e da atuação do jornalismo profissional nos dias atuais. Secretários municipais, vereadores, ex-vereadores e colegas, como o diretor de redação do Correio do Povo, Telmo Flor, acompanharam a homenagem, que foi conduzida pelo presidente Márcio Bins Ely (PDT).

Natural de Porto Alegre, a jornalista viveu a infância em Tapes, na região Sul do Estado. Formada em Jornalismo pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), iniciou a carreira como repórter na editoria de política do jornal Correio do Povo. Escreveu ainda para a Revista Voto. Recebeu, em março de 2020, o Troféu Mulher Cidadã na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. 

Taline Oppitz com a mãe Tânia Regina e ao filho Joaquim. Foto: Guilherme Almeida. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895