José Fortunati oficializa sua saída do PTB e anuncia filiação ao PROS

José Fortunati oficializa sua saída do PTB e anuncia filiação ao PROS

Ex-prefeito de Porto Alegre irá disputar vaga na Câmara dos Deputados no ano que vem

Correio do Povo

O PROS é o quinto partido que Fortunati de filia. O político já passou pelo PT, PDT, PSB e PTB

publicidade

Candidato à prefeitura de Porto Alegre em 2020, José Fortunati anunciou sua saída do PTB. Ele decidiu deixar a sigla em função de possíveis dificuldades na sua candidatura a deputado federal pelo partido em 2022. Assim, Fortunati ingressou no PROS e já assumiu como presidente estadual da sigla.

O ex-prefeito afirmou que a presidência nacional do partido deu "carta branca" para que ele possa assumir o partido com a "missão de construir o PROS no Rio Grande do Sul, pensando no futuro". A esposa do político, Regina Becker Fortunati, continuará no PTB e se irá se candidatar a deputada estadual pelo partido novamente, em 2022. 

O PROS será o quinto partido pelo qual Fortunati passou. No início de sua carreira política, em meados dos anos 80, ele ajudou na fundação do PT, sigla pela qual foi deputado estadual e deputado federal e vice-prefeito de Porto Alegre. Depois, pelo PDT, Fortunati foi prefeito de Porto Alegre. O político também passou pelo PSB e, no ano passado, se filiou ao PTB, legenda em que concorreu à prefeitura da Capital.

Durante a corrida eleitoral ao Paço Municipal, Fortunati renunciou a sua candidatura poucos dias do primeiro turno. O motivo foi o indeferimento do seu candidato a vice pela Justiça Eleitoral. No mesmo momento em que anunciou sua renúncia, em formato de live, o seu então partido, PTB, realizava um comício para anunciar o apoio a candidatura do atual prefeito, Sebastião Melo (MDB).


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895