Líder do PT na Câmara diz que tentará votar Lei da Copa nesta semana

Líder do PT na Câmara diz que tentará votar Lei da Copa nesta semana

Arlindo Chinaglia se reuniu com a presidente Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto

AE

publicidade

Apesar das tensões dentro da base aliada, o líder do governo na Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), disse nesta segunda-feira, 19, que vai tentar votar a Lei Geral da Copa ainda nesta semana. Chinaglia se reuniu na manhã desta segunda com a presidente Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto. Também estiveram presentes os ministros do Esporte, Aldo Rebelo; das Relações Institucionais, Ideli Salvatti; da Justiça, José Eduardo Cardozo; da Casa Civil, Gleisi Hoffmann; da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho; das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, da Secretaria de Comunicação Social, Helena Chagas; e de Minas e Energia, Edison Lobão; além do vice-presidente Michel Temer e do líder do governo Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM).

Todos os compromissos assumidos pelo governo brasileiro para receber o Mundial de 2014 foram repassados durante a reunião. "A questão central na visão do governo é que um País como o nosso não pode deixar de cumprir compromissos internacionais assumidos. Isso diz respeito à nação brasileira e não a esse ou àquele governo", disse Chinaglia. O líder do governo na Câmara disse que procurará os líderes da base do governo e da oposição para esclarecer "um ou outro ponto, especialmente aqueles onde aflorou alguma divergência de opinião". "Avalio que seja possível votarmos essa semana", afirmou.

De acordo com o petista, Dilma fez referência à Lei Geral da Copa como "um dos pontos importantes para o governo". Questionado sobre a resistência da bancada religiosa para aprovar a liberação de bebida alcoólica nos estádios, Rebelo respondeu: "A bebida alcoólica está relacionada com convicções pessoais, morais, religiosas, que respeitamos. Nós estamos aqui tratando de compromissos assumidos pelo governo brasileiro, pelo Estado brasileiro e que devem ser cumpridos e honrados, e nesse aspecto é que o governo faz o apelo no sentido de que esses compromissos sejam honrados."

De acordo com Chinaglia, tanto o projeto original do governo quanto o parecer do deputado Vicente Cândido (PT-SP) atendem os interesses do Palácio do Planalto. "Tem o projeto original do governo, tem parecer do relator da matéria, aprovado na comissão especial, portanto, em principio qualquer uma das duas (propostas) serve. Nós vamos definir por qual, e será amanhã na base do governo, aquela que entendermos que dê mais conforto para a votação", afirmou Chinaglia.

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, se encontrou na sexta-feira passada com Dilma para melhorar a relação da entidade com o governo brasileiro e pressionar as autoridades para aprovar a Lei Geral da Copa.


Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895