Lei de Acesso à Informação é descumprida pela maioria dos municípios do RS

Lei de Acesso à Informação é descumprida pela maioria dos municípios do RS

Levantamento do TCE revela que mais de 90% das prefeituras não atendem à norma

Correio do Povo e Rádio Guaíba

publicidade

Mais de 90% das prefeituras do Rio Grande do Sul ainda não cumpriram o que determina a Lei de Acesso à Informação, em vigor desde maio deste ano em todo o Brasil. Os números foram divulgados na tarde desta terça-feira na sede do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RS), em Porto Alegre. Entre os meses de junho e julho deste ano, o órgão realizou uma pesquisa com 496 municípios gaúchos para apurar o cumprimento da norma.

Confira o levantamento completo do TCE sobre a Lei de Acesso à Informação

A Lei de Acesso à Informação obriga os municípios com mais de 10 mil habitantes a divulgarem na internet todas as despesas efetuadas pela administração municipal. Por isso, o trabalho do TCE foi realizado nas duas categorias. O resultado mostrou que 98,8% das cidades com até 10 mil habitantes, ou seja, as que estão dispensadas da lei, não divulgam os dados. Já em relação as prefeituras que devem atender à norma, o levantamento indica que 90,3% não fazem menção a ela.

Para realizar a apuração, os auditores do TCE encaminharam 20 questões às administrações sobre os dados que envolvem transferências de recursos, despesas, contratos do Executivo e outros questionamentos. Conforme a pesquisa, 122 das 165 prefeituras do Estado que são obrigadas a divulgar os dados nos portais, descumprem a legislação. Sobre licitações, 60% das prefeituras publicam as informações de forma parcial. Outro exemplo é que apenas 20 portais exibem um banner para facilitar a pesquisa do internauta.

Para o presidente do TCE, Cezar Miola, o problema em cumprir as novas regras é nacional. “Falta no País ainda uma cultura de transparência e essa é a razão pela qual se resolveu editar a Lei de Acesso à Informação. Nós queremos despertar, induzir, fomentar uma cultura de transparência. Tanto no âmbito da administração local quanto no universo dos entes fiscalizados pelo TCE”, explicou.

Apesar de o trabalho revelar que a maioria das prefeituras gaúchas ignoram os dispositivos da lei, Miola é otimista e destaca a importância dos poucos municípios que cumprem o que é determinado. Ele espera que isso seja um estímulo para as demais administrações. “Nesse trabalho nós identificamos as boas práticas. Os que estão ainda carentes, com dificuldades, o TCE entendeu que não era o caso de publicizar essas informações, justamente para estimular os que já estão em plena observância às exigências da lei”, ressaltou.

Entre as cidades gaúchas com as melhores práticas sobre a Lei de Acesso à Informação estão Carlos Barbosa e Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, que despontam no topo da lista.

Com informações da repórter Samantha Klein

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895