Luciana Genro abre mão de cargo para se dedicar à pré-candidatura em Porto Alegre

Luciana Genro abre mão de cargo para se dedicar à pré-candidatura em Porto Alegre

Ex-deputada pelo PSol aparece em pesquisas como uma das forças na corrida à prefeitura

Voltaire Porto / Rádio Guaíba

Ex-deputada pelo PSol aparece em pesquisas como uma das forças na corrida à prefeitura

publicidade

A ex-deputada federal Luciana Genro (PSol) abandonou cargo público, na Assembleia Legislativa, para fortalecer sua pré-campanha à Prefeitura de Porto Alegre. Ao optar por priorizar o pleito, Luciana abre mão de um salário de cerca de R$ 16 mil que recebia para coordenar a bancada do PSol no Parlamento.

Sebastião Melo reitera candidatura a prefeito e projeta oposição dividida
PT desenha cenário sem Manuela D'Ávila nas eleições de 2016

Luciana vai compor uma chapa pura, o que significa que o candidato a vice-prefeito vai ser do mesmo partido. O nome já foi definido internamente e Pedro Ruas é o escolhido. Ele não pretende, porém, se licenciar da função de deputado estadual para dar exclusividade à campanha. Ainda assim, pondera que o gesto de Luciana mostra foco e entusiasmo em relação às pesquisas de intenção de voto. “A própria pesquisa do Correio do Povo indica que, num cenário sem a Manuela, que lidera as pesquisas, é Luciana quem ocupa o posto de primeiro lugar. Então, é natural um preparo já pensando num período que, no partido, chamamos de pré-campanha”, avaliou.

Ruas ainda ponderou que Luciana precisa descansar e, na Assembleia, não tinha direito a férias. O cargo vai ser ocupado pelo correligionário Roberto Robaina, que exercia a mesma função, de coordenador de bancada, na Câmara de Porto Alegre.

Em 2008, Manuela D’Ávila e Luciana Genro se enfrentaram e ficaram, respectivamente, com 15% e 10% dos votos. Maria do Rosário, do PT, representou a esquerda no segundo turno, mas acabou derrotada pela chapa de José Fogaça, do PMDB. Nas últimas eleições, Luciana permanecia impedida de se candidatar devido à legislação eleitoral, pelo fato de ser filha do ex-governador Tarso Genro, do PT.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895