Lula demite comandante do Exército

Lula demite comandante do Exército

Júlio César de Arruda será substituído pelo atual comandante militar do Sudeste, general Tomás Miguel Ribeiro Paiva

Correio do Povo e R7

publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva demitiu, neste sábado, o comandante do Exército, general Júlio César de Arruda. Segundo o jornal o Estado de São Paulo, o substituto será o atual comandante militar do Sudeste, general Tomás Miguel Ribeiro Paiva.

Ontem, Arruda participou de uma reunião com Lula e o ministro da Defesa, José Mucio Monteiro e os comandantes da Marinha e da Aeronáutica.

O general Tomás Miguel Ribeiro Paiva afirmou nesta sexta que o resultado das urnas deve ser respeitado. Ele fez a primeira manifestação pública desde os atos golpistas de 8 de janeiro. 

"Vamos continuar garantindo a nossa democracia, porque a democracia pressupõe liberdade e garantias individuais e públicas. E é o regime do povo, de alternância de poder. É o voto. E, quando a gente vota, tem de respeitar o resultado da urna", disse.

A demissão de Arruda ocorreu após indisposição do governo com o Exército em razão da invasão das sedes dos três poderes em 8 de janeiro. Parte dos extremistas que atacaram os prédios públicos na Praça dos Três Poderes estavam acampados em frente ao Quartel General do Exército, em Brasília.

Júlio Arruda foi nomeado para o comando do Exército em 30 de dezembro do ano passado, em um acordo entre o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro e a gestão Lula, que se preparava para assumir o poder.

Biografia

O general do Exército Júlio César de Arruda ingressou na carreira militar aos 15 anos. Em 1974, foi aprovado no concurso para a Escola Preparatória de Cadetes do Exército.

De lá, ingressou diretamente na Academia Militar das Agulhas Negras, onde chegou a exercer o posto de comandante. Trata-se do único estabelecimento de ensino superior que forma os oficiais combatentes de carreira das armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações, do Quadro de Material Bélico e Serviço de Intendência do Exército Brasileiro.

Além dos cursos de formação, de aperfeiçoamento, de altos estudos militares e de politica, estratégia e alta administração do Exército, possui cursos básicos de paraquedista, básico de montanhismo, mestre de salto, ações de comandos e forças especiais e dos estágios básico e avançado de salto livre.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895