Lula diz que Brasil pautará desigualdade quando presidir os Brics

Lula diz que Brasil pautará desigualdade quando presidir os Brics

Presidente foi um dos primeiros a chegar na cúpula

AE

publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira (22) que em 2025, quando o Brasil presidir os Brics, a principal discussão do bloco será sobre desigualdade. Lula está em Joanesburgo, na África do Sul, para a reunião de cúpula do grupo.

"Quando for pro Brasil (em 2025) o tema principal é a gente acabar com desigualdade racial, desigualdade de gênero, desigualdade na educação, desigualdade na saúde, desigualdade no salário", disse o petista.

Lula falou no programa Conversa com o Presidente, uma espécie de live semanal produzida pela EBC. Ele tem feito o programa mesmo quando está fora de Brasília.

Lula e o presidente da China, Xi Jinping, foram os primeiros a chegar à capital econômica da África do Sul, enquanto o chefe de Estado da Índia, Narendra Modi, e o ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Lavrov, que representará Moscou, desembarcarão na cidade nesta terça-feira. O presidente russo, Vladimir Putin, alvo de um mandado de prisão do Tribunal Penal Internacional (TPI) devido à guerra na Ucrânia, participará no encontro por videoconferência.

A 15ª reunião de cúpula dos BRICS acontece em um momento de divisão no cenário internacional, que aumentou com a invasão russa da ex-república soviética. África do Sul, China e Índia se recusaram a condenar a ofensiva da Rússia. O Brasil se negou a enviar armas à Ucrânia ou a impor sanções a Moscou. Ramaphosa insistiu no domingo em sua política de não alinhamento e afirmou que a África do Sul "não se deixará arrastar a uma competição entre as potências mundiais".


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895