Lula diz que gerar empregos será "obsessão" do governo após os 100 primeiros dias

Lula diz que gerar empregos será "obsessão" do governo após os 100 primeiros dias

Presidente da República afirma que governo vai investir em projetos de infraestrutura para ampliar postos de trabalho

R7

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em cerimônia no Palácio do Planalto

publicidade

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), disse nesta segunda-feira (10) que, passados os 100 primeiros dias de governo, a gestão dele vai tratar a geração de empregos como "obsessão" a partir de agora.

"Se fazer política social nos primeiros três meses era importante, a obsessão é gerar empregos. E isso significa fazer a economia crescer. Para que a economia cresça, precisamos ter ou dinheiro do orçamento ou financiamento. E aí, temos que utilizar a capacidade da arrecadação do Estado, de financiamento dos bancos públicos e de construção de PPPs [parcerias público-privadas] para que empresários e governo possam, juntos, construir grandes obras que faltam para o Brasil", afirmou Lula.

As declarações do presidente foram dadas durante entrevista ao programa Voz do Brasil que foi ao ar nesta segunda-feira (10). De acordo com Lula, uma das apostas do governo para ampliar os postos de emprego é o novo Programa de Aceleramento do Crescimento (PAC).

"Já fizemos o PAC em 2007, e tivemos nele o maior programa de investimento em infraestrutura na história desse país. Foram milhões de empregos e milhões de obras que foram colocadas em andamento. A gente obrigava a empresa que participava do programa que contratasse trabalhador da comunidade onde ia fazer a obra, para gerar emprego no local e distribuir renda no local. Vamos repetir isso. Fazendo isso, vamos facilitar a vida do trabalhador", comentou Lula.

Relações internacionais

Durante a entrevista, Lula falou sobre a viagem que fará à China nesta semana. Ele prometeu convidar o presidente chinês, Xi Jinping, para visitar o Brasil.

"Vamos consolidar nossa relação com a China. Vou convidar o Xi Jinping para vir ao Brasil, para uma reunião bilateral, para conhecer o Brasil e para mostrarmos os projetos que temos interesse de investimento dos chineses."

Segundo o presidente brasileiro, a viagem desta semana vai servir para consolidar a relação com a China. "O Brasil tem uma belíssima relação com a China. O Brasil faz parte do BRICS e a China é o nosso principal parceiro comercial, tem bons e grandes investimentos aqui. Vamos tentar convencer os chineses a fazer mais investimentos aqui", declarou Lula.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895