Marchezan estuda calendário com novos protocolos para a retomada do comércio de Porto Alegre

Marchezan estuda calendário com novos protocolos para a retomada do comércio de Porto Alegre

Documento elaborado junto ao setor comercial deve ser publicado nas próximas 48 horas

Correio do Povo

Comércio fechou as portas no centro de Porto Alegre

publicidade

O calendário e os protocolos para a retomada organizada e gradual do comércio de Porto Alegre passam pelas últimas avaliações. A atualização foi confirmada pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior, após reunião com representantes do setor, na manhã desta sexta-feira. Conforme a gestão municipal, o conjunto de protocolos será definidos dentro dos parâmetros da rodada de debates com o empresariado local.

Um decreto com as novas regras deve ser publicado nas próximas 48 horas. Marchezan disse que a construção coletiva dos protocolos de retomada do setor deve considerar intervalos diários, semanais, restrições de horários e normas de higienização já conhecidas pelos comerciantes.

“A angústia dos empresários é legítima, ela é a nossa angústia também. Os protocolos serão aqueles que vocês já conhecem, sem exageros para não criar dificuldade de cumprir ou fiscalizar. Vamos liberar o comércio como um todo, com o máximo de liberdade e o máximo de segurança possíveis para os cidadãos”, destacou.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL POA), Irio Piva, agradeceu a disponibilidade do governo em dialogar e ouvir as entidades. “A sinalização é extremamente positiva, e temos que ter a maturidade para construir juntos. O vírus é um inimigo comum, e todos nós temos responsabilidade neste momento. Queremos negócios abertos, mas com todos os cuidados para não sermos um meio de transmissão da doença. Precisamos usar a força que a gente tem para conscientizar as pessoas e ajudar a conter a contaminação”, afirmou Piva em reunião.

Em sua manifestação, o prefeito também alertou que, caso haja uma aceleração acentuada da contaminação e da ocupação de leitos de UTI nas próximas semanas, quer contar com o apoio do setor para voltar a restringir as atividades. "Se isso acontecer, nos caberá delimitar novamente, e nisso eu peço o apoio de vocês", disse o prefeito ao pedir cooperação do setor para elaborar alternativas.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895