Melo vê aceno positivo do governo para inclusão de imóveis da União na revitalização do Centro

Melo vê aceno positivo do governo para inclusão de imóveis da União na revitalização do Centro

Após encontro com ministro Onyx em Brasília, prefeito de Porto Alegre afirmou que um edital deverá ser aberto nos próximos meses


Correio do Povo

Encontro aconteceu na tarde desta terça-feira

publicidade

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, se reuniu na tarde desta terça-feira com o ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, em Brasília, para tratar da venda de dois imóveis que pertencem à União para a iniciativa privada. A intenção é incluir os locais - próximos à prefeitura e ao Mercado Público - no processo de revitalização do Centro Histórico da Capital. Conforme o chefe do Executivo porto-alegrense, o governo federal acenou positivamente para a proposta e o tema deve avançar nos próximos meses. O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), José Carlos Oliveira, deverá vir ao Rio Grande do Sul em breve. 

"O governo federal sinalizou positivamente para a gente. Isso vai permitir revitalizar o Centro naquela área que é nobre. O governo federal pensa que em dois meses o edital está na rua. O presidente do INSS prometeu", pontuou Melo. “O ministro (Onyx) chamou o presidente do INSS, José Carlos Oliveira, que vai ao RS nos próximos dias. Fico acertado que eles vão abrir um edital ou para venda ou para permuta daquele prédio", acrescentou. 

O prefeito garante que não existe interesse do Paço Municipal na compra dos imovéis - antiga sede do INSS na Travessa Mário Cinco Paus e o terreno ao lado, com faces para as avenidas Mauá e Borges de Medeiros e rua Uruguai. "A prefeitura não tem interesse naquele prédio, não vai comprar aquele prédio. Quero que seja aberto edital para que a iniciativa privada, o mercado, possa resolver isso. Se não tiver ninguém do mercado que interesse, tudo bem. Se não ofereço produto, como vou saber se tem comprador?", disse. 

A prefeitura pontua que já existem interessados na compra do local para desenvolver um empreendimento. “Empresários querem investir e a prefeitura quer revitalizar o Centro. A reunião foi um passo muito importante nessa direção". O objetivo é que os espaços estejam integrados ao programa Centro+, considerando as estratégias de transformação do bairro aprovadas no Plano de Reabilitação do Centro Histórico, como uso misto, residencial e comercial, e o retrofit, com a modernização e recuperação de prédios históricos para ocupação.

Onyx confirma disponibilização do prédio

Em contato com o jornalista Guilherme Baumhardt, colunista do Correio do Povo, o ministro Onyx Lorenzoni confirmou que o prédio vai ser disponibilizado. “Aquele prédio, hoje parte do patrimônio do INSS, pode ser completamente remodelado, renovado, numa provável permuta que o Instituto vai abrir o processo de preparação agora, dando condições para que o INSS se instale em um prédio mais adequado. E que os investimentos possam ser feitos nesse prédio para poder recuperá-lo, e poder colocar ele com uma nova cara, uma nova forma para o Centro de Porto Alegre”, afirmou o ministro.

No encontro desta terça-feira, estiveram presentes os secretários municipais de Urbanismo, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Germano Bremm, e de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Lorenzoni, pelo deputado federal Osmar Terra e pelo presidente do INSS, José Carlos Oliveira.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895