Ministério da Justiça firma acordo de cooperação técnica com Colômbia

Ministério da Justiça firma acordo de cooperação técnica com Colômbia

Acordo permite compartilhamento de experiências na área da justiça

Agência Brasil

Acordo permite compartilhamento de experiências na área da justiça

publicidade

O Ministério da Justiça e Segurança Pública firmou nesta quarta-feira um Convênio Interinstitucional de Cooperação Técnica com a Sociedad de Activos Especiales de Colombia (SAE). O acordo permitirá o compartilhamento de experiências, desde o cadastro dos bens apreendidos, até a concretização da venda dos itens confiscados do tráfico de drogas e de crimes relacionados à corrupção e à lavagem de dinheiro em ambos países.

A medida tem duração de dois anos, prorrogável pelo mesmo período. A cooperação prevê, também, a realização de cursos/seminários online para fortalecer o intercâmbio de experiências e estratégias, e disseminar o aprendizado entre os integrantes das instituições.

Gestão de ativos

De acordo com a pasta, já foram realizados 79 leilões, desde outubro do ano passado, gerando arrecadação de mais de R$102 milhões com a venda de bens associados a crimes e de moedas estrangeiras apreendidas.

Segundo o ministério, a alienação de bens confiscados de criminosos ocorria, em média, sete anos após a apreensão, afetando a arrecadação aos cofres públicos devido à deterioração dos itens ao longo do tempo. Segundo a pasta, atualmente o prazo foi reduzido para meses.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895