Ministro confirma que Dilma avaliou desocupação do Pinheirinho como barbárie

Ministro confirma que Dilma avaliou desocupação do Pinheirinho como barbárie

No Fórum Social Temático em Porto Alegre, Gilberto Carvalho rejeita politização do assunto

Agência Brasil

publicidade

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, confirmou nesta sexta-feira que a presidenta Dilma Rousseff avaliou como barbárie a operação militar de desocupação do Pinheirinho, em São José dos Campos (SP). “É uma questão de método que se utiliza quando há um problema. Ou você parte para o método democrático de ouvir e resolver no diálogo ou vai para o enfrentamento armado sem levar em conta a necessidade de respeitar a dignidade daquelas pessoas”, disse, ao participar do Fórum Social Temático 2012.

Carvalho disse que o Ministério das Cidades, há anos, vem propondo ao governo de São José dos Campos uma alternativa para a situação mas que, “infelizmente”, o diálogo não foi levado até o final e a operação militar “deu no que deu”. “Aquelas famílias são famílias pobres, carentes e precisam ser tratadas com a mesma dignidade com que eu trato aqueles que ocupam terras do Estado sem terem sido removidos”, ressaltou.

Sobre a acusação feita pelo PSDB de que o assunto foi transformado em questão eleitoral, o ministro disse lamentar que o partido esteja tentando alterar o que aconteceu. “Não há politização ou questão eleitoral no caso. O que há é a necessidade da denúncia de um método que é equivocado”, disse.

“O governo federal, ao contrário do que se diz, procurou fugir de qualquer característica de disputa eleitoral. Temos um respeito pelo governo do estado de São Paulo, uma boa relação. O governo federal pontuou a diferença de método e se ofereceu para ajudar na solução do problema. Agora, mais do que nunca, o que importa é a resolução do problema daquelas famílias”, concluiu.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895