Ministro das Relações Institucionais pretende melhorar diálogo com Congresso

Ministro das Relações Institucionais pretende melhorar diálogo com Congresso

Pepe Vargas também se mostrou a favor das mudanças nas regras da Previdência Social

Correio do Povo e Rádio Guaíba

Pepe Vargas também se mostrou a favor das mudanças nas regras da Previdência Social

publicidade

O ministro das Relações Institucionais, Pepe Vargas, afirmou na manhã desta terça-feira, em entrevista a Rádio Guaíba, que pretende estabelecer um processo mais eficiente de diálogo com o Congresso Nacional na tramitação das matérias, tanto no Executivo quanto no Legislativo. Além disso, tem como objetivo manter relações federativas com os governos estaduais e as prefeituras. “Na medida em que os embates ocorrem sobre as medidas públicas, eles têm reflexos e, então há a necessidade de diálogo com os partidos políticos”, explica.

“Vamos dialogar com a oposição também, mas com a tramitação do Legislativo não tem como isso deixar ocorrer”, completou Vargas. Segundo ele, faz parte da relações diplomáticas saber o que cada um está defendendo. “É um processo permanente mostrar que as matérias debatidas são do interesse do País e se manter aberto para novas contribuições” explica o ministro.

O ministro também defendeu a série de mudanças em programas ligados à Previdência Social estabelecida no último dia 29, que prevê alterações nas normas para benefícios e precisa ser "ajustada a nova realidade demográfica do País". “É preciso pensar no sistema previdenciário pra daqui a 35 anos”, revela o ministro.

De acordo com Vargas, daqui a três décadas, teremos para cada dois trabalhadores na ativa, um inativo. “Quadro que é diferente do de hoje, que apresenta seis ou sete na ativa pra um inativo”, afirmou.  Segundo ele, a nova regra não mexe na aposentadoria, “mas mexe em pensão, porque não é possível que alguém possa acumular quatro ou cinco pensões” explica. 

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895