Ministro garante continuidade de projeto para instalar aeroporto em Caxias do Sul

Ministro garante continuidade de projeto para instalar aeroporto em Caxias do Sul

Proposta é construir pista de 1.930 metros de extensão por 45 de largura, terminal de passageiros de 4,7 mil metros quadrados e 500 vagas de estacionamento

Correio do Povo

publicidade

O ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França, prometeu a continuidade e a disponibilização de recursos para a finalização do projeto do aeroporto da Serra Gaúcha, em Vila Oliva, dentro do município de Caxias do Sul. A promessa veio a partir de uma audiência provocada pelo senador Luis Carlos Heinze (PP/RS). 

“Durante a gestão anterior conseguimos incluir o aeroporto na lista de prioridades e remanejar recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil. Agora precisamos garantir que o trabalho seja concluído. De minha parte, segue o compromisso de acompanhar cada etapa do projeto. Não podemos perder tempo, essa obra é prioritária e estamos discutindo desde 2019”, ressalta Heinze.

A comitiva pontuou para o ministro a importância do aeroporto no trabalho de fortalecimento e ampliação do turismo e expansão empresarial da região. A proposta é construir uma pista de 1.930 metros de extensão por 45 de largura, terminal de passageiros de 4,7 mil metros quadrados e 500 vagas de estacionamento, além do pátio de aeronaves de 26 mil metros quadrados com oito posições.

Nova Ferroeste 

Uma nova reunião para acertar detalhes da contratação do Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica – EVTE -, que permite a ampliação da Nova Ferroeste até o Rio Grande do Sul foi realizada na última semana. A expectativa é que a análise possibilite a inclusão do trecho gaúcho no edital de concessão que será lançado pelo Ministério dos Transportes ainda neste ano.

O estudo do novo traçado representa um investimento de R$ 500 mil, que serão garantidos pela prefeitura de Nonoai e por instituições privadas vinculadas a produção agropecuária. A contratação inclui o estudo de demanda, o EVTE e a elaboração da documentação e acompanhamento do pedido de autorização do ramal ferroviário. A previsão é de que o levantamento seja concluído em até seis meses.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895