Ministros de Lula vêm ao RS para evento com prefeitos gaúchos em Porto Alegre

Ministros de Lula vêm ao RS para evento com prefeitos gaúchos em Porto Alegre

Iniciativa federal com promoção da Famurs, Caravana Federativa abordará, entre outros assuntos, acesso a linhas de crédito para atingidos pelas enchentes

Correio do Povo

Padilha, Anielle e Pimenta têm presença confirmada, conforme a Famurs

publicidade

Com a finalidade de aproximar o governo federal de estados e municípios, a Caravana Federativa desembarca no RS na próxima semana. O evento itinerante, que já passou por Salvador (BA) e Rio de Janeiro (RJ), chega a sua terceira edição em dois dias de atividades na Fiergs, em Porto Alegre, na próxima quinta e sexta-feira. Iniciativa da Secretaria da Relações Institucionais, tem a promoção da Famurs no RS, devendo contar com a presença de três ministros do governo Lula e representantes de outros 35 ministérios, além de instituições financeiras e autarquias federais.

Além de orientações às prefeituras quanto ao Novo PAC e adesões aos Minha Casa, Minha Vida, a edição gaúcha terá um painel do Ministério do Desenvolvimento Regional, por meio da Defesa Civil, e da Advocacia Geral da União que abordará programas, soluções e recursos disponíveis para municípios em estado de calamidade. Entre as presenças confirmadas, estão as d ministro da Secretaria de Comunicação (Secom), o gaúcho Paulo Pimenta, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco.

“O governo federal procurou a entidade, pois acredita que os municípios são o elo mais importante no desenvolvimento das políticas públicas, no atendimento ao cidadão, portanto, os gestores locais, os prefeitos, os secretários municipais precisam se aproximar dos programas, ações e projetos necessários para o desenvolvimento do nosso Estado”, explicou o presidente da Famurs, Luciano Orsi (PDT).  

Para o secretário Especial de Assuntos Federativos do Ministério das Relações Institucionais, André Ceciliano, a ideia é facilitar a vida dos gestores. "Em vez de eles irem a Brasília, Brasília vai até eles”, resume. Os bancos públicos, como a Caixa, o Banco do Brasil e o BNDES estarão participando da carava a fim de facilitar o acesso das prefeitura aos programas e linhas de financiamento. Uma delas é o Crédito Solidário, anunciada pelo BNDES, no valor de R$1 bilhão para micro, pequenas, médias e grandes empresas afetadas pelas enchentes no RS.

“Na Caravana também poderemos implementar, com maior celeridade, as ações governamentais de socorro às cidades atingidas pela tragédia climática. O governo federal não faltará no atendimento para as necessidades dos gaúchos. Estamos trabalhando sem parar na reconstrução dos nossos municípios", ressaltou o ministro Paulo Pimenta.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895