Missão de Sartori à Argentina consolida alinhamento com política externa de Serra

Missão de Sartori à Argentina consolida alinhamento com política externa de Serra

Governador viaja ao país vizinho na próxima segunda-feira

Gabriel Jacobsen / Rádio Guaíba

Missão de Sartori à Argentina consolida alinhamento com política externa do ministro da Relações Exteriores, José Serra

publicidade

O principal objetivo da missão do governador José Ivo Sartori na Argentina, na próxima semana, é estimular o fechamento de negócios entre empresas gaúchas e argentinas para viabilizar a abertura de novos mercados. Na prática, o que o governo gaúcho deseja é fomentar a criação de joint ventures, ou seja, parcerias na iniciativa privada para que empresas dos dois países ampliem horizontes de exportação para além do Mercosul.

Leia mais sobre o governo José Ivo Sartori
Leia mais sobre o ministro José Serra

Isso porque o entendimento do governo gaúcho é que não há mais espaço para fortalecimento do comércio regional entre os países do bloco, mas sim pela viabilidade de novos mercados internacionais. A política se alinha àquela que vem sendo implementada pelo ministro das Relações Exteriores, José Serra (PSDB), que ocupa o cargo desde que Michel Temer assumiu o Planalto interinamente.

“A viagem é resultado de avaliação que foi bastante discutida com o ministro José Serra e o embaixador da Argentina (Carlos) Magariños, em Brasília. Resumindo, o objetivo da missão não é intensificar um comércio e intercambio que já existe (entre os países do Mercosul), que obviamente tem seus problemas, mas que tem sua velocidade de cruzeiro, seu limite. O objetivo é ampliar o horizonte da cooperação no sentido de torná-la mais aberta para o mercado internacional. Dar maior competitividade às economias do RS e da Argentina, especialmente de algumas províncias que temos maior similaridade, através de uma política de iniciativas comuns”, defendeu Renato de Oliveira, secretário adjunto do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado.

Em discurso inicial no comando do Itamaraty, Serra defendeu ser preciso dar “início a um acelerado processo de negociações comercias para abrir mercado para as nossas exportações”. Na oportunidade, o chanceler ainda projetou ampliação de negócios com Europa, Estados Unidos e Japão.

O estímulo à união de empresas para comércio fora do Mercosul é a forma encontrada pelo governo gaúcho para ampliar mercados, sem a necessidade de assinatura de novos acordos bilaterais. Isso porque a dinâmica do Mercosul só permite novos acordos com anuência da totalidade dos integrantes do bloco.

“A tese do governador Sartori é de que essas restrições podem ser flexibilizadas sem comprometer a politica econômica do Mercosul se nós trabalharmos mais a integração econômica intrarregional. Isso cria margem de liberdade para que eventualmente um país membro do bloco possa realizar um acordo bilateral com algum outro país ou algum setor do mercado internacional (fora do Mercosul). Esse é o pressuposto básico da missão”, explicou o secretário.

O governador José Ivo Sartori embarca para a Argentina na próxima segunda, acompanhado de secretários, parlamentares federais e estaduais e dirigentes de entidades setoriais e de instituições de ensino. Na terça-feira, Sartori se reúne com os governadores das províncias de Buenos Aires e Entre Rios. A agenda prevê ainda visitas aos Ministérios da Agroindústria, Produção, Transportes e Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva. Na nota oficial sobre a missão, o governo apontou que “o incremento de acordos bilaterais é visto como alternativa para expandir a economia e estimular o crescimento do Estado”.

Essa é a terceira missão do governador desde que assumiu o Piratini. O primeiro destino de Sartori foi a Europa, com passagens pela Alemanha e França, em maio de 2015. Em julho do mesmo ano, o governador viajou ao Uruguai.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895