Modelo de distanciamento não deve ter restrições às atividades econômicas

Modelo de distanciamento não deve ter restrições às atividades econômicas

Novo sistema de controle da pandemia no Estado terá ainda boletins diários sobre a situação de cada região

Mauren Xavier

Governo do Estado anunciou novo modelo de distanciamento controlado

publicidade

O modelo que substituirá o de Distanciamento Controlado deverá trazer mais flexibilidade às atividades econômicas. O sistema, que está em discussão, entrará em vigor no próximo sábado. Entre as mudanças, está a previsão de não haver mais limitador de horário e de dias para as atividades econômicas, como restaurantes, supermercados e comércio.  A fixação de horários e de dias para funcionamento, por exemplo, de algumas atividades   econômicas recebia críticas de gestores e representantes de setores econômicos. 

Segundo o vice-governador Ranolfo Vieira Júnior, que comandou reunião na noite desta sexta-feira, com prefeitos, deputados e representantes do Ministério Público, a realidade da pandemia mudou. “Entre os exemplos concretos não está previsto o limite de horários de restaurantes e supermercados ou fixar dias de semana para abrir o comércio. É que não tem sentido mantê-los (horários)”, afirmou.

O sistema atual previa a definição, por semana, da gravidade das regiões,  indicada por cores de bandeiras, e que será substituído por avaliações diárias. O monitoramento passará a ser feito por meio de boletins diários regionais, publicados pelo GT Saúde. 

Nesse sistema, estarão os chamados três “A”. O primeiro é de “Aviso”, quando for identificada uma tendência na região. O segundo é de “Alerta”, que mostrará que a tendência é grave. O terceiro é da “Ação”, quando a região terá 48 horas para responder sobre a situação regional e apresentar um plano de ação. “A ideia é trazer agilidade”, avaliou o vice-governador. Reforçou o conceito de que o novo sistema nasce do diálogo e que todos  são corresponsáveis. “Não estamos num período de tranquilidade absoluta. Está estabilizado em um patamar altíssimo. Mas, como o sistema anterior, ele tem um caráter pedagógico”, detalhou.

Veja Também


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895