Moraes manda cancelar passaporte do blogueiro Allan dos Santos

Moraes manda cancelar passaporte do blogueiro Allan dos Santos

Decisão do magistrado pode fazer com que o comunicador fique em situação ilegal nos Estados Unidos, onde está atualmente

R7

Allan dos Santos teve prisão preventiva decretada

publicidade

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu o passaporte do blogueiro Allan dos Santos, que está nos Estados Unidos e tem um mandado de prisão em aberto no Brasil. No despacho, o magistrado determina que o Itamaraty comunique as representações brasileiras no exterior da decisão. A pasta informa que "recebeu ofício do STF determinando o cancelamento do passaporte em questão".

Allan dos Santos viajou legalmente aos Estados Unidos antes de ter a ordem de prisão expedida pelo Supremo. No entanto, sem passaporte, ele pode ser considerado imigrante ilegal no país.

O visto de turismo norte-americano vale por dez anos, mas, a cada vez que se entra na região, o serviço de imigração estipula um prazo para permeância, que não costuma ser superior a seis meses. No entanto, na modalidade de visto de trabalho para profissionais de imprensa, a validade do visto costuma ser de 4 anos e a permanência pode superar os seis meses. A Embaixada dos Estados Unidos não comenta a situação diplomática de brasileiros no país.

Allan dos Santos é investigado por espalhar fake news e ataques contra a corte e os ministros, além de ser suspeito de usar a internet para propagar desinformação sobre o sistema eleitoral. Na semana passada, ele apareceu em frente ao local de um evento que reuniu ministros do Supremo em Nova York.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895