Morre escritor e militante de esquerda Wladimir Pomar

Morre escritor e militante de esquerda Wladimir Pomar

Pomar faleceu aos 86 anos; durante a trajetória, foi membro da Executiva Nacional do PT e coordenou campanhas do petista

R7

publicidade

O escritor, jornalista e militante de esquerda Wladimir Pomar morreu na madrugada desta sexta-feira, aos 86 anos. Durante sua trajetória política, foi um dos fundadores do PCdoB e chegou ao PT em 1979, tendo sido o responsável por coordenar a primeira campanha presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

Em um comunicado à imprensa, Lula destacou que Pomar "nunca parou de militar, escrever e atuar pelos seus ideais". O militante chegou a ser preso durante a ditadura e perdeu o pai, Pedro Pomar, no Massacre da Lapa, em 1976. "Lutou pelas causas sociais durante toda a sua vida, enfrentando a ditadura e a repressão em diferentes momentos da história do Brasil", destacou Lula, que prestou solidariedade aos familiares do escritor. 

A bancada do PT na Câmara também divulgou uma nota de pesar, assinada pelo líder, Zeca Dirceu (PT-PR). "Assim como vários membros de sua família, foi um incansável militante comunista, socialista e de esquerda. Construtor do PT, foi responsável pela formação de gerações de dirigentes e militantes petistas à frente do Instituto Cajamar", disse Dirceu. 

Nas últimas décadas, Pomar se dedicou aos estudos e à elaboração de reflexões sobre a China, o que, segundo a bancada do PT, contribuiu "de forma significativa para os diálogos e as relações do PT e do Brasil com aquele país".


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895