Municipários buscam auxílio de vereadores para negociar com Marchezan

Municipários buscam auxílio de vereadores para negociar com Marchezan

Categoria mantém demanda principal de que prefeitura proponha reposição salarial

Jessica Hübler

Categoria mantém demanda principal de que prefeitura proponha reposição salarial

publicidade

Os servidores municipais de Porto Alegre foram até a Câmara de Vereadores, na tarde desta quarta-feira, para  elaborar uma nova estratégia, com a intermediação do Parlamento, e agendar uma mesa de diálogo com o prefeito Nelson Marchezan Júnior. O objetivo da categoria é negociar com o Executivo sobre uma série de demandas, entre elas que o governo municipal faça uma proposta para reposição salarial.

A Sessão Plenária foi suspensa para a realização de uma reunião entre a diretoria do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) e lideranças partidárias. O encontro durou 29 minutos e terminou com uma definição: um ofício foi elaborado e encaminhado ao gabinete do prefeito pelo presidente da Câmara, vereador Valter Nagelstein (MDB).
Conforme o texto, há “um clima de tensionamento” em função da greve dos municipários, que já dura mais de 30 dias, que “deve ser superado, pelo bem comum, sendo o diálogo uma das formas de desarmar os espíritos mais exaltados”. Sobre o impasse, ainda consta no documento que, independente do mérito de postulação das partes, a situação prejudica a cidade.

Desta forma, há uma solicitação ao prefeito para que um canal de diálogo com os servidores seja retomado. Uma cópia do documento foi entregue ao líder do governo, Moisés Barboza (PSDB), e outra foi remetida ao gabinete do prefeito. “Estamos em uma busca permanente pela negociação. Para nós foi um movimento importante. Aguardamos que o prefeito atenda ao pedido dos vereadores”, ressaltou o diretor geral do Simpa, Alberto Terres.

Em nota, o gabinete de Marchezan frisou que "a retomada de qualquer conversa só acontecerá após o fim da greve". Além disso, salientou que foram feitas 53 reuniões com o Simpa e avaliou que "já respondeu a todas as perguntas e demandas". A prefeitura também respondeu à iniciativa dos vereadores. "A melhor contribuição que a Câmara pode dar é aprovar os projetos que modernizam a máquina pública e corrigem distorções históricas para fazer a prefeitura trabalhar em benefício de toda a população de Porto Alegre e não só em favor das corporações."


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895