Municipários de Porto Alegre podem pedir empréstimo do 13º a partir de terça
capa

Municipários de Porto Alegre podem pedir empréstimo do 13º a partir de terça

Banrisul libera a linha de crédito até 10 de janeiro. Servidores também podem procurar outras instituições

Por
Rádio Guaíba

Governo municipal anunciou que só vai conseguir pagar o benefício, com juros, durante o primeiro trimestre de 2020

publicidade

O Banrisul libera, a partir de terça-feira até 10 de janeiro de 2020, a linha de crédito para antecipar a gratificação do 13º salário aos servidores municipais de Porto Alegre que desejarem contratar o empréstimo. O governo municipal anunciou que só vai conseguir pagar o benefício, com juros, durante o primeiro trimestre de 2020.

De acordo com o Banrisul, a linha pode ser contratada pelos canais digitais (App – Banrisul Digital e Home Banking) e pelas agências do banco.

O município vai indenizar os servidores que anteciparem o 13º. A medida vale para os trabalhadores da ativa, aposentados, pensionistas e vinculados a estatutos próprios, assim como os agentes políticos do município (CCs e FGs).

Já os ativos e inativos do Dmae e da Câmara de Vereadores, assim como os ativos do Previmpa e os inativos do Regime de Capitalização do Previmpa recebem o benefício em dia, por fazerem parte de órgãos com orçamento próprio.

Se os funcionários quiserem contratar o empréstimo em outra instituição bancária, devem ficar atentos: o valor indenizado se limita à correção monetária pelo IPCA + juros legais – o equivalente a 1 % ao mês.

O servidor que optar por não antecipar vai receber o valor da Prefeitura em cota única, dentro do primeiro trimestre de 2020. Da mesma forma, o valor vem acrescido de correção monetária pelo IPCA mais juros legais, o que também equivale a 1% ao mês.