Número de decisões da Justiça gaúcha aumentou em 35% no último ano

Número de decisões da Justiça gaúcha aumentou em 35% no último ano

De acordo com o Relatório Anual de 2022, houve maior efetividade nos processos do Judiciário

Rafael Renkovski*

publicidade

A apresentação dos dados estatísticos do Judiciário do Rio Grande do Sul promove a prestação de contas à sociedade gaúcha acerca do trabalho desenvolvido pelo TJRS. Os números indicam que, entre o período correspondente aos meses de janeiro e outubro do ano passado, houve uma redução na taxa de congestionamento em 3,4% (de 77,3% para 73,9%), o que significa a redução no estoque de processos tramitados. O Relatório Anual também indicou um aumento no número de decisões em 35% em relação ao ano de 2021. Foram totalizados cerca de 1 milhão de julgamentos e 400 mil audiências realizadas no período.

Tratando dos assuntos mais demandados pela Justiça do RS, indenizações por Danos Morais, IPTU, Espécies de títulos de crédito, empréstimos consignados e cláusulas abusivas na área Cível, Tráfico de Drogas, Ameaças, Furtos e Homicídios qualificados na esfera criminal comandam a lista.

Na apresentação do RA 2022, a Presidente do TJ, Desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, exaltou a importância da colaboração do integrantes do Poder Judiciário: "O maior patrimônio do Poder Judiciário gaúcho é formado pelas pessoas que o integram, pois são elas as responsáveis pelos resultados retratados neste relatório. As magistradas, os magistrados, as servidoras, os servidores, as estagiárias, os estagiários, as terceirizadas e os terceirizados foram e são peças fundamentais na construção da obra da justiça ofertada à comunidade, razão por que são merecedores do mais sincero reconhecimento por parte da Administração do TJRS”.

Uma nova base de dados, o DATAJUD, consolidada em 2022, concentra todas as estatísticas processuais do Poder e possibilita o acompanhamento mensal dos indicadores de produtividade e gestão, transparecendo à sociedade os resultados. O DATAJUD ainda não concluiu o fechamento oficial de 2022, sendo os números divulgados ainda preliminares.

*Supervisão Mauren Xavier


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895