No RS, ministro fala em criação de conselho e sistema de participação social no governo Lula

No RS, ministro fala em criação de conselho e sistema de participação social no governo Lula

Em evento do Fórum Social Mundial, Márcio Macêdo afirmou que presidente assinará decretos referentes ao tema e recriará Consea

Felipe Nabinger

Márcio Macêdo esteve em Porto Alegre para o Fórum Social Mundial

publicidade

O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, participou na tarde desta sexta-feira do Fórum Social Mundial, em Porto Alegre. Em um painel no Auditório Dante Barone, da Assembleia Legislativa antecipou a criação de um conselho e de um sistema interministerial de participação social, além de reforçar a intenção de recriar o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea).

Conforme Macêdo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinará decretos na próxima terça-feira, em cerimônia em Brasília, efetivando o Conselho de Participação Social, que trabalhou no processo de transição de governo, e que será composto por cerca de 60 entidades.

Além disso, Lula também decretará a implementação do Sistema Interministerial de Participação Social, segundo o ministro. “Todos os ministérios terão uma equipe para tratar as demandas da população, de forma transversal, em todos os 37 ministérios”, afirmou.

Consea recriado

Ele também reafirmou a reinstalação do Consea, devendo ter a então presidente quando da extinção, Elisabetta Recine, à frente. O conselho deixou de existir no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Na semana passada, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, reuniu-se em Brasília com os últimos quatro ex-presidentes do conselho para tratar do tema.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895