Novo presidente da Granpal defende recursos do RS em rodovias federais
Leonardo Pascoal, de Esteio, que é contrário a pedágio na ERS-118, assumirá entidade na próxima semana

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Prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal (PP) foi eleito presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) em reunião da entidade nesta quinta-feira. Pascoal assume o cargo oficialmente no início da próxima semana, mas já externou que entre suas bandeiras de gestão seguirá defendendo a aplicação de recursos estaduais em rodovias federais, tema polêmico e que teve projeto do Executivo rejeitado no ano passado pela Assembleia Legislativa.
"Continuo apoiando sim. Infelizmente a Assembleia teve um entendimento diferente. Precisamos atuar em duas frentes, seguir o diálogo como governo federal e retormar a discussão do aporte do governo estadual em rodovias federais. Não importa se a rodovia é federal, estadual ou até mesmo municipal. Está atendendo gaúchos", afirmou Pascoal, após a confirmação de seu nome na presidência da Granpal.
Ele celebrou recursos de R$ 174 milhões que serão usados na conclusão do Complexo Sinos-Scharlau da BR-116, mas reforçou a necessidade de melhorias na metade Sul da rodovia e também no eixo da BR-290, principais escoamentos da produção no Estado. No ano passado, o governo do Estado apresentou projeto que destinaria R$ 495,1 milhões do Daer para o Dnit a fim de atender a essas demandas.
Após a eleição, o próprio governador Eduardo Leite (PSDB), ao participar de evento da entidade em novembro do ano passado, falou sobre a possibilidade de, na nova gestão, apresentar proposta similar. Pascoal acredita que receitas de capital fruto do processo da privatização da CEEE e da Corsan podem ser aplicados para essas melhorias.
Pedágio da 118
Quanto a outra polêmica, a do pedágio da ERS-118, uma proposta apresentada pelo prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi (PT), é apontada por Pascoal como uma possibilidade. Ela sugere que, como o governo federal já aportou verbas para o trecho da BR-116 na Região Metropolitana, o Estado aplique valores similares na rodovia estadual, ao invés de repassar ao Dnit, evitando a instalção de uma preça de pedágio. Atualmente o Estado estuda a instalação de pedágio no sistema free flow.
"Acredito que tampouco esse modelo será chancelado pela entidade e pelos municípios. A ERS-118 é totalmente urbana e em seu trecho não duplicado pega municípios com regiões vulneráveis e que precisam de um olhar diferenciado", afirma Pascoal, contrário a pedagiar as rodovias da região.
Transporte metropolitano
Apontada como pauta prioridade, a exemplo das gestões anteriores da Granpal, sob comando de Rodrigo Battistella (PT), de Nova Santa Rita, e, antes, Sebastião Melo (MDB), de Porto Alegre, o transporte metropolitano, bem como sua unificação e pleito por recursos federais no setor estarão no centro das discussões da entidade com o prefeito de Esteio como presidente.
Leonardo Pascoal prega a necessidade que esse debate englobe também a governança metropolitana. "A gente vem de um proceso de extinção da Metroplan, que hoje não cumpre mais com o que os municípios necessitam. Precisamos voltar a ter uma autoridade metropolitana que de fato possa corresponder a demanda nos transportes, mas em outras pautas como o plano integrado de desenvolvimento urbano", afirma.
Ele ficará à frente da Granpal até o final de março de 2024. Pelo acordo entre os integrantes da entidade, que abrange quase 40 municípios, caberá ao PDT a indicação do próximo presidente.