Pacote prevê eliminar mais de 1,2 mil leis será protocolado na Assembleia

Pacote prevê eliminar mais de 1,2 mil leis será protocolado na Assembleia

Fruto da Comissão de Revisão Legal, pacote prevê que 1.209 textos legislativos vão passar por um “pente-fino”

Mauren Xavier

Autor do pacote, o deputado Giuseppe Riesgo (Novo) é presidente da Comissão de Revisão Legal

publicidade

O presidente da Comissão de Revisão Legal, Giuseppe Riesgo (Novo), vai protocolar nesta terça-feira, na Assembleia Legislativa, um pacote de projetos para eliminar mais de mil leis no Rio Grande do Sul. No total, serão 1.209 textos legislativos que vão passar por um “pente-fino”. Conforme Riesgo, a legislação estadual nunca havia passado por um processo de revisão, possuindo leis ineficazes e esparsas.

O deputado cita como exemplo as leis que versam sobre políticas públicas para as mulheres. Atualmente, 13 normas diferentes tratam do mesmo assunto e serão consolidadas em apenas uma. “Este processo de ‘limpeza legislativa’ auxilia a sociedade a entender as normas vigentes. Quando há ruído sobre quais leis estão valendo, cria-se insegurança jurídica. A consolidação ajuda a sociedade a entender as leis e dá transparência no processo”, explicou.

De acordo com o pacote, foram compiladas as mais de 400 leis que tratam de eventos e datas comemorativas. Como caminho, Riesgo irá protocolar o Calendário Oficial do Estado, para ordenar todo esse emaranhado normativo. Ou seja, centenas de textos legislativos sobre o mesmo tema vão se transformar em apenas um. 

A Comissão de Revisão Legal analisou por cinco meses as mais de 15 mil leis que compõem o conjunto normativo do RS. O próximo passo será analisar o mérito de outros textos que não puderam ser consolidados. Leis que “não pegaram” ou que atrapalham e burocratizam o ambiente de negócios serão prioridades. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895