Pesquisa mostra avaliação do governo Lula

Pesquisa mostra avaliação do governo Lula

Índice de aceitação da gestão petista sofreu redução na comparação com levantamento anterior

Correio do Povo

Pesquisa também apresentou resultados para um cenário eleitoral em 2026

publicidade

Segundo pesquisa da Paraná Pesquisas, 51,6% dos brasileiros aprova a terceira gestão do presidente Lula (PT). Destes, 38,2% considera o governo ótimo ou bom. Porém, o percentual de aprovação do governo caiu 2,5%, considerando que a aprovação em maio deste ano era de 54,1%. 

Já o percetual de quem desaprova aumentou em 4,3,% em comparação como o levantamento de cinco meses atrás. Em números gerais, 43,7% desaprova o governo, sendo que 35,1% considera-o ruim ou péssimo. O percentual de quem avalia a administração regular passou de 24,9% em maio de 2023 para 25,7% em outubro. 

Quanto às expectativas, 38,2% considera que o governo está sendo igual ao esperado. Enquanto 31,3% o considera pior e 28,4% melhor do que o desejado. Indagados quanto a situação financeira familiar, 41% disse que ficou como estava, 30,5% afirma que melhorou e 27% que piorou. 

Cenário eleitoral

A pesquisa também apresentou um possível cenário eleitoral para 2026. Em todos os cenários, Lula aparece como favorito. Na espontânea, o atual presidente tem 22,1%, seguido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), com 14,3%. Este é o único cenário em que Bolsonaro se apresenta entre as opções, uma vez que ele está inelegível até 2030 e não deve participar do próximo pleito. Ainda assim, a porcentagem de eleitores que não sabe ou não opinou é o maior: 51,2% 

Na pesquisa estimulada, o primeiro cenário considera 10 candidatos. Lula aparece na frente, com 36,6%; seguido pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 12,7%; a ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB), com 7,4%; o senador Sergio Moro (Podemos), com 6,7%; e o ex-candidato Ciro Gomes (PDT), com 6,3%. Demais possíveis candidatos, incluindo quatro governadores - Romeu Zema; Ratinho Junior, Eduardo Leite e Ronaldo Caiado - e a senadora Tereza Cristina, não pontuaram acima dos 6%. 

No segundo cenário estimulado, com menos opções, o atual presidente também sai na frente, com 37,6%. A sequência entre os candidatos segue a mesma, com Tarcísio, Tebet e Ciro pontuando 18,9%, 9% e 8,7% respectivamente. O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), é o último colocado, com 3,7%. 

Em um terceiro cenário, sem Tarcísio, quem assume a segunda colocação é Romeu Zema (Novo), governador de Minas Gerais. Lula permanece na frente, com 37,6%, seguido por Zema com 15,3%. Neste cenário, Ciro e Tebet pontuam os mesmos 8,8%. Leite se mantém na última colocação, com 4%. No quarto cenário, sem Zema e Tarcísio, quem assume a segunda posição, com 12,8% ante os 37,7% de Lula é o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD). 

A pesquisa foi realizada com 2.020 eleitores, em território nacional, no formato presencial, entre os dias 29 de setembro e 03 de outubro de 2023. O grau de confiança é de 95% para uma margem de erro de 2,2 pontos percentuais para os resultados gerais para cima ou para baixo. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895