PF deflagra 62ª fase da Lava Jato em cinco estados

PF deflagra 62ª fase da Lava Jato em cinco estados

Operação mira o pagamento de propinas travestidas de doações de campanha eleitoral

Correio do Povo

publicidade

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quarta-feira a 62ª fase da Lava Jato em cinco estados: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. A ofensiva, chamada de Rock City, tem o objetivo de cumprir 39 ordens judiciais em 15 municípios espalhados entre essas cinco unidades da federação. O objetivo da ação é apurar o pagamento de propinas travestidas de doações de campanha eleitoral realizado por empresas do grupo investigado, que também teria auxiliado empreiteira investigada a pagar valores ilícitos de forma oculta e dissimulada, através da troca de reais no Brasil por dólares em contas no exterior, expediente conhecido como operações dólar-cabo.

Cento e vinte policiais federais devem cumprir um mandado de prisão preventiva, cinco mandados de prisão temporária e 33 mandados de busca e apreensão em Boituva, Fernandópolis, Itu, Vinhedo, Piracicaba, Jacareí, Porto Feliz, Santa Fé do Sul, Santana do Parnaíba e São Paulo, em solo paulista. Cuiabá Cassilândia, Petrópolis e Duque de Caxias e Belo Horizonte. Os mandados foram expedidos pela 13ª Vara Federal de Curitiba-PR.

Os fatos investigados nesta fase mantêm relação com as atividades do setor de operações estruturadas da empreiteira, responsável por viabilizar os pagamentos ilícitos do grupo, de forma profissional e sofisticada, e, assim, evitar o rastreamento dos valores e a descoberta dos crimes pelas autoridades de persecução penal. A suspeita é que offshores relacionadas à empreiteira realizavam – no exterior – transferências de valores para offshores do grupo investigado, o qual disponibilizava dinheiro em espécie no Brasil para realização de doações eleitorais.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895