PPS troca de nome e passa a se chamar Cidadania
capa

PPS troca de nome e passa a se chamar Cidadania

Legenda conta com bancada de oito deputados federais e três senadores

Por
Guilherme Kepler / Rádio Guaíba

Legenda realizou congresso extraordinário neste sábado em Brasília

publicidade

O Partido Popular Socialista (PPS) decidiu, neste sábado, em congresso extraordinário realizado em Brasília, adotar o nome Cidadania. Após a votação, o presidente nacional do partido, Roberto Freire, destacou que a transição ocorreu em clima de “festa”, diferentemente de 27 anos atrás, quando o então PCB (Partido Comunista Brasileiro) passou a se chamar PPS.

“Eu fui derrotado quando estávamos definindo o nome que iria suceder o PCB. Eu defendi Partido Democrático de Esquerda, mas fui vencido pelo nome PPS. Trago isso para demonstrar que aquela mudança foi dramática. Hoje, contudo, foi uma festa. Àqueles que defenderam o nome Liberdade saibam que esse partido sempre foi defensor da liberdade. Sempre na ideia da liberdade, do ser humano e sem o conceito de estrangeiro, porque somos fraternos e iguais”, disse.

Com a aprovação da mudança, Roberto Freire defendeu a visão internacionalista e contrária a diferenciação dos seres humanos, que segundo ele norteou a história do PPS.

A deputada estadual Any Ortiz publicou, no Twitter, que o PPS concluiu hoje uma caminhada importante. Segundo ela, a mudança de nome visa reconectar a população às agremiações políticas: “o mundo mudou e nós entendemos isso”, afirmou.