Prefeito e vereadores de Porto Alegre são diplomados

Prefeito e vereadores de Porto Alegre são diplomados

Suspeito de compra de votos, Cássio Trogildo foi vaiado no palco

Correio do Povo e Rádio Guaíba

Prefeito e vereadores de Porto Alegre são diplomados

publicidade

O prefeito reeleito José Fortunati, o vice-prefeito Sebastião Melo e os vereadores que vão ocupar as 36 cadeiras da Câmara de Vereadores, assim como 25 parlamentares suplentes foram diplomados nesta quarta-feira, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. A posse do prefeito e do vice está agendada para 1º de janeiro de 2013. Às 15h ocorre a posse na Câmara de Vereadores, juntamente com os vereadores eleitos, e às 17h será realizada a reassunção no Paço Municipal.

Nesta quarta-feira, os certificados foram entregues pelo juiz coordenador das Zonas Eleitorais de Porto Alegre, Alexandre Scwartz Manica, o presidente do TRE/RS, desembargador Gaspar Marques Batista, a desembargadora Elaine Harzheim Macedo, o promotor eleitoral, Áureo Rogério Gil Braga e o diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral, Ântônio Augusto Portinho Cunha.

Suspeito de fraude eleitoral é vaiado

O Tribunal Regional Eleitoral empossou dois vereadores que são alvo de pedido de impugnação por parte do Ministério Público Estadual. Ex-titular da Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov), Cássio Trogildo foi vaiado quando subiu ao palco do auditório Dante Barone. Ele é suspeito de ter comprado votos em troca de asfaltamento em ruas da zona norte de Porto Alegre com a mediação do secretário-adjunto Adriano Gularte, que foi afastado do cargo.

O prefeito José Fortunati disse não haver constrangimento em ter na Câmara o vereador eleito e que a responsabilidade é do TRE/RS. “Teria que causa mal-estar ao Tribunal, não sou eu quem está diplomando. Mas se ele foi empossado é porque que não está impugnado e não causa celeuma. O que não se pode é condenar alguém por indícios, só depois da sentença”, declarou, em entrevista à Rádio Guaíba.

O pedido de cassação da candidatura foi avaliado pela juíza eleitoral Rosane Wanner da Silva, que concedeu cinco dias para que Trogildo apresente defesa. O prazo termina na próxima sexta-feira. O vereador Delegado Cleiton, que é suspeito de ter utilizado o site funcional para fazer propaganda política, também pode perder o mandato.

Renovação de quase 50% na Câmara

Na próxima gestão, quase 50% das cadeiras da Câmara serão renovadas, com 17 parlamentares eleitos. Dos antigos políticos, voltaram o ex-prefeito de Porto Alegre durante o período do regime militar, Guilherme Socias Villela (PP), a ex-vereadora e ex-deputada Jussara Cony (PC do B) e o ex-vereador Reginaldo Pujol (Dem).

A coligação Avança Porto Alegre (PDT- PP-PRB) obteve o melhor desempenho ao eleger 12 vereadores. Para a governabilidade do prefeito eleito, José Fortunati, o quadro tende a ser confortável em termos de maioria parlamentar. Também fazem parte da base de apoio do governo o PMDB, o PTB e o Dem. Ao todo, são 21 vereadores aliados.

Com informações da repórter Samantha Klein / Rádio Guaíba

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895