Presidente da Câmara dos Deputados admite pauta trancada

Presidente da Câmara dos Deputados admite pauta trancada

Maia falou a políticos e empresários em reunião-almoço na Federasul

Correio do Povo

publicidade

Palestrante da reunião-almoço da Federasul, o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, admitiu ontem, na Capital, que a pauta de votações está "praticamente trancada" na Casa. Para ele, será difícil reverter a situação antes do recesso parlamentar, que começa daqui a duas semanas. "Temos um problema adicional antes do recesso, porque há quatro ou cinco medidas provisórias e mais o projeto do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego) que trancam a pauta. O primeiro movimento é o governo retirar a urgência do Pronatec."

Maia falou das dificuldades ao ser indagado sobre a rebelião da base, que pressiona o governo pela liberação de emendas parlamentares ao orçamento 2009, cerca de R$ 4,2 bilhões. Os aliados querem prorrogação do decreto que fixa prazo para as liberações (emendas não atendidas até hoje terão os recursos cancelados). Por intermédio da ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais), a presidente Dilma Rousseff avisou a petistas e aliados que não terá prorrogação.

Segundo Maia, se o governo não demonstrar "sensibilidade" haverá "impacto" na Câmara. "Este semestre foi bom para o governo na Câmara, que aprovou uma série de medidas. O governo não tem do que reclamar. O ânimo do parlamento é importante, é fundamental para votações."


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895