Primeiro encontro entre Tarso e Sartori após eleições será nesta terça

Primeiro encontro entre Tarso e Sartori após eleições será nesta terça

Atual e futuro governador do RS conversaram apenas por telefone

Gabriel Jacobsen / Rádio Guaíba

publicidade

O atual governador gaúcho e o futuro ocupante do cargo definiram que o primeiro encontro entre ambos ocorrerá nesta terça-feira, às 10h, no Palácio Piratini. A reunião de Tarso Genro (PT) com José Ivo Sartori (PMDB), 16 dias após as eleições, será a portas fechadas e sem a presença de assessores.

O atual e o futuro mandatários do Estado se falaram em ao menos duas oportunidades por telefone: logo após a consolidação do resultado do segundo turno, quando Tarso ligou para Sartori para parabenizá-lo pela vitória, e na quarta-feira passada, dia em que foi aprovada pelo Congresso a renegociação da dívida dos estados e municípios com a União.

Sartori aposta no diálogo com oposição para governar Estado

O governador eleito José Ivo Sartori afirmou depois de ser eleito que pretende dialogar com os dezenove partidos que compuseram a chapa vitoriosa no segundo turno, assim como deverá levar em consideração as reivindicações da oposição. "Durante os oito anos em que fui prefeito em Caxias do Sul, a oposição também me ajudou a governar”, sustentou.

Secretariado

O governador eleito reafirmou que os nomes do secretariado serão divulgados somente em 15 de dezembro. Ele não descarta a distribuição de cargos aos partidos que passaram a integrar a chapa somente no segundo turno. Embora não tenha sido confirmado por Sartori, a tendência é de que o PP e o PDT, que tiveram candidatura própria no primeiro turno, deverão ter participação no próximo governo. “Mais pessoas se agregaram no segundo turno e vamos aceitar a ajuda de todos”, disse.

Entre as tendências para o secretariado de Sartori estão José Fogaça, Ibsen Pinheiro, Carlos Burigo, Osmar Terra e Beto Albuquerque. A esposa Maria Helena Sartori poderá assumir uma cadeira na Assembleia caso o governador aproveite deputados do PMDB. Ela é a segunda suplente da sigla.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895