Processo sobre extinção de fundações tem pedido de vistas no TCE-RS

Processo sobre extinção de fundações tem pedido de vistas no TCE-RS

Relator Cezar Miolar pediu que Piratini se abstenha de encerrar entidades antes de auditoria para garantir serviços

Correio do Povo

Relator Cezar Miolar pediu que Piratini se abstenha de encerrar entidades antes de auditoria para garantir serviços

publicidade

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) teve, na tarde desta quarta-feira, pedido de vistas no processo que avalia a extinção das fundações do Rio Grande do Sul. O julgamento foi suspenso após o relator, Cezar Miola, se manifestar para que a Secretaria Estadual de Planejamento, Governança e Gestão se abstenha de qualquer ato de demissão de pessoal e de desmobilização das estruturas administrativas e operacionais até que se demonstre, em auditoria operacional, que as atribuições das Fundações estão devidamente asseguradas.

O processo, entretanto, recebeu pedido de vista do conselheiro Pedro Henrique Figueiredo, para análise mais detalhada da matéria. Até o momento, a Lei Estadual autoriza a extinção das fundações Zoobotânica do Rio Grande do Sul, de Ciência e Tecnologia (Cientec), de Economia e Estatística Siegfried Emanuel Heuser (FEE), Piratini, de Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH) e de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan).

O voto de Miola, o relator, sustenta a necessidade de instauração de uma inspeção operacional junto à Secretaria para acompanhar as medidas voltadas ao cumprimento dos contratos em andamento firmados pelas instituições e à manutenção de serviços públicos essenciais. "De outra parte, a permanência da prestação de serviços públicos, prevista na Lei autorizativa e admitida pelo gestor, com redução considerável da máquina administrativa, enseja a atuação desta Corte, justificando a concessão da tutela provisória, e o acompanhamento concomitante das medidas voltadas à extinção das Entidades, por meio de auditoria operacional”, concluiu.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895