Programa busca detectar possíveis práticas de corrupção

Programa busca detectar possíveis práticas de corrupção

Executivo também apresentou novo portal de transparência

Flavia Simões*

publicidade

O governador Eduardo Leite (PSDB) assinou, nesta segunda-feira, o novo Programa Gaúcho de Governança e Integridade, que trata de um conjunto de medidas institucionais que tem o objetivo de detectar possíveis práticas de corrupção, fraude ou irregularidades que ocorram no governo estadual. No evento, também foi apresentado o novo portal da transparência do Estado.

Ao apresentar os novos projetos, Leite afirmou que, para ele, as regras de governança servem para não deixar que os interesses privados, que normalmente fazem uma pressão maior sobre a administração, sobressaiam sobre o interesse público. Sobre o conteúdo, reforçou a necessidade de uma linguagem simplificada, uma vez que a "informação acessível e inteligível sendo compreendida pelas pessoas é fundamental para que tenhamos esse processo de governança". 

Quanto ao novo portal, a ideia foi aprimorar os mecanismos de transparência e incluir demais informações sobre a manutenção dos recursos financeiros do Estado. Entre as novidades, está a disponibilização de contratos e seus termos aditivos, feitos pelas secretarias, para serem baixados. Em termos visuais, o site sofreu uma mudança no layout, designando cores diferentes para receita (verde), despesa (vermelho) e controle e fiscalização (amarelo). A nova interface propõe ainda breves detalhamentos acerca de cada categoria. 

 

*Supervisão de Mauren Xavier


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895