Projeto de aumento do magistério será votado na próxima semana

Projeto de aumento do magistério será votado na próxima semana

Deputado tucano vai propor emenda estabelecendo reajuste em parcela única<br />

Voltaire Porto / Rádio Guaíba

publicidade

O projeto de aumento parcelado para o magistério que tranca a pauta da Assembleia Legislativa a partir de quarta-feira só será votado na sessão plenária de terça-feira da semana que vem. A afirmação é de deputados da base aliada que querem garantir o parcelamento em três vezes, entre os anos de 2013 e 2014, mesmo com as pressões dos professores e da oposição pelo pagamento em uma só vez.

O deputado Jorge Pozzobom, do PSDB, articula a criação de emenda oferecendo o reajuste em parcela única. "Um aumento parcelado, comprometendo futuros orçamentos do Estado, contraria a lei de responsabilidade fiscal e, até mesmo, a legislação eleitoral é atacada, na medida em que o governador Tarso Genro tentará a reeleição em 2014, ano em que o magistério receberá duas parcelas de aumento", ponderou Pozzobom.

O líder do governo, deputado Valdeci Oliveira, do PT, disse que não há ilegalidades. "Esta tese é totalmente irreal. Se formos pensar desta maneira, vários acordos com o funcionalismo público, como o da Polícia Civil, que garante aumentos até 2014, teriam que ser revogados. O aumento deve ser parcelado para não comprometer as finanças e as despesas públicas", justificou.

Na próxima quarta, o Cpers fará manifestação na Praça da Matriz e paralisação geral no ensino público. O reajuste de 28,98% tramita em regime de urgência e prevê parcelas em novembro de 2013 e maio e novembro de 2014.

Bookmark and Share


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895