Projeto que concede título de cidadão catarinense a Bolsonaro é aprovado pelo Legislativo de SC

Projeto que concede título de cidadão catarinense a Bolsonaro é aprovado pelo Legislativo de SC

Autor do projeto exaltou posição do ex-presidente em relação a redução da maioridade penal, direito a legítima defesa e posse de arma de fogo para cidadãos sem antecedentes criminais

Estadão Conteúdo

Projeto segue para votação da Redação Final antes de ir para análise do governador do Estado

publicidade

Um projeto de lei que concede o título de cidadão catarinense ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi aprovado, nesta quarta-feira, 24, pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Agora, o projeto segue para votação da Redação Final antes de ir para análise do governador do Estado e apoiador de Bolsonaro, Jorginho Mello (PL).

O ex-presidente nasceu em Campinas, São Paulo, porém, segundo autor do projeto, deputado Oscar Gutz (PL), Bolsonaro teria prestado 'relevantes serviços' a Santa Catarina. Na justificativa, Gutz ainda destaca que, durante a carreira política, o ex-presidente defendeu a redução da maioridade penal, o direito a legítima defesa e a posse de arma de fogo para cidadãos sem antecedentes criminais. O texto detalha também o montante que o governo Bolsonaro teria destinado ao Estado durante enfrentamento da pandemia da covid-19.

O título foi concedido por maioria dos votos na Casa. Apenas dois deputados foram contra: Neodi Saretta e Padre Pedro Baldissera, os dois do PT. Durante sessão, políticos que apoiaram o projeto se referiram a Bolsonaro como 'sempre presidente'. Para Jair Miotto (União), o ex-presidente teria deixado um legado para o povo que 'compreendeu que não pode ficar refém de ideologias', como mostra portal de notícias da Assembleia.

Nas redes sociais, Gutz e o deputado Jessé Lopes (PL) postaram um vídeo falando sobre a votação. 'Infelizmente, só teve dois petistas que votaram contra, mas a população de Santa Catarina sabe o carinho que o Bolsonaro fez na época da pandemia para nós catarinenses'. 'Cidadão catarinense vai para quem merece, não para petista ingrata como aquela que vamos revogar aqui o título de cidadã catarinense', disse Lopes.

Em março, o filho '04' de Bolsonaro, Jair Renan, anunciou pré-candidatura a vereador por Balneário Camboriú nas eleições deste ano. No mesmo mês, Renan havia se filado ao Partido Liberal (PL). Natural do Rio, ele anunciou pré-candidatura referindo-se aos catarinenses como 'compatriotas sulistas'.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895