Projeto que muda regras do pré-sal começa a ser discutido na Câmara

Projeto que muda regras do pré-sal começa a ser discutido na Câmara

Documento propõe retirar obrigatoriedade da Petrobras ser operadora na exploração de petróleo

Agência Brasil

Documento proposto por José Serra retira obrigatoriedade da Petrobras ser operadora na exploração de petróleo

publicidade

A Câmara dos Deputados instalou nesta quarta-feira a comissão especial responsável por analisar o projeto de lei do senador José Serra (PSDB-SP) que propõe retirar a obrigatoriedade da Petrobras ser operadora na exploração dos campos de petróleo do pré-sal.

O texto, que foi aprovado pelo Senado em 24 de fevereiro, propõe que a estatal possa escolher abrir mão dos 30% de participação nos consórcios de exploração do pré-sal que está obrigada a assumir conforme a lei atual.

A comissão da Câmara será presidida pelo deputado Lelo Coimbra (PMDB-ES), que elogiou o projeto e já havia apresentado, em março de 2015, outra proposta, com o objetivo de alterar das regras do pré-sal. Este projeto de lei, e mais dois outros que tramitavam na Câmara, foram apensados ao texto enviado pelo Senado, para análise.

O deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA) foi eleito relator da comissão especial. A mesa é composta ainda pelo primeiro vice-presidente Max Filho (PSDB-ES), o segundo, Carlos Zarattini (PT-SP), e o terceiro Jose Stédile (PSB-RS). O projeto terá tramitação prioritária e a próxima reunião foi marcada para próximo terça-feira.

A proposta que começa agora a ser analisada pelos deputados é um substitutivo ao projeto original apresentado por Serra, que propunha a retirada total da prioridade da Petrobras na exploração do pré-sal.

Pelo texto que foi aprovado no Senado, fica a cargo do Conselho Nacional de Política Energética, oferecer à Petrobras a exploração mínima de 30% em cada campo e a empresa se manifestará se aceita ou não a responsabilidade.

"Os projetos que foram apresentados aqui estão impregnados de ideologia", disse o deputado Glauber Braga (PSOL-RJ), um dos integrantes da comissão. "Espero que haja discussão de verdade." 

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895