Promessa de Tarso, duplicação da Estrada do Conde fica para 2015

Promessa de Tarso, duplicação da Estrada do Conde fica para 2015

Licenças ambientais ainda não foram emitidas e CEF ainda não foi comunicada sobre repasse do governo

Samantha Klein / Rádio Guaíba

publicidade

Um dos compromissos assumidos pelo governo de Tarso Genro para permitir a instalação da fábrica de caminhões da montadora chinesa Foton em Guaíba, a duplicação da Estrada do Conde vai ficar a cargo da gestão de José Ivo Sartori. Segundo o superintendente da Metroplan, Oscar Escher, o projeto básico para duplicar os 12 km asfaltados entre Guaíba e Eldorado do Sul já foi concluído.

Apesar de o Ministério das Cidades ter publicado portaria garantindo os recursos em 2 de dezembro, a Caixa Econômica Federal ainda não foi comunicada oficialmente e não contatou a Metroplan para que os documentos e projeto sejam encaminhados para análise.

Como o projeto de R$ 44 milhões foi contemplado pelo Plano de Aceleração do Crescimento, é necessária a autorização do banco federal. Assim, ainda não há data para divulgação do edital de licitação. A previsão de início das obras no primeiro semestre de 2015, com isso, deixou de existir. Uma nova expectativa é de que a duplicação comece no segundo semestre do próximo ano.

As licenças ambientais ainda não foram emitidas pelos municípios de Guaíba e Eldorado do Sul. Assim que iniciada, a obra deve ser concluída em 18 meses. Mesmo com condições precárias de trafegabilidade, a Estrada do Conde é utilizada pelos moradores para evitar o pedágio de R$ 9,30 na BR 290.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895