Quase 500 localidades terão reforço de tropas federais nas eleições

Quase 500 localidades terão reforço de tropas federais nas eleições

Até agora, estado que receberá maior contingente será o Piauí, com 112 militares

Agência Brasil

Até a véspera do pleito, novos pedidos podem ser feitos à Justiça Eleitoral

publicidade

Até agora, quase 500 localidades brasileiras terão reforço de tropas federais nas eleições de outubro. Só na terça-feira, 127 tiveram pedidos nesse sentido deferidos em sessão administrativa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Entre os estados que solicitaram o reforço estão o Pará (60 localidades), Amazonas (26), Mato Grosso (19) e Tocantins (12). A corte também autorizou o envio de militares para novas áreas do Piauí (10), que já haviam solicitado o apoio. Fazem parte da lista de localidades aldeias indígenas, distritos, comunidades ribeirinhas.

• Prazo para tirar segunda via do título de eleitor acaba na quinta-feira

A Justiça Eleitoral já havia determinado o envio de tropas federais para 370 localidades de sete estados: Mato Grosso do Sul (4), Ceará (5), Acre (11), Maranhão (72), Piauí (112), Rio de Janeiro (69) e Rio Grande do Norte (97). A medida é prevista no Inciso XIV do Artigo 23 do Código Eleitoral (Lei nº 4.737/65). Os pedidos foram formulados pelos juízes das respectivas zonas eleitorais nos estados, com a finalidade de garantir a normalidade da eleição, o livre exercício do voto e o bom andamento da apuração dos resultados.

• TSE discute critérios sobre atividades de campanha de candidatos contestados

Os pedidos aprovados pelo TSE na sessão dessa terça-feira serão encaminhadas ao Ministério da Defesa, órgão responsável pelo planejamento e execução das ações empreendidas pelas Forças Armadas. Até a véspera do pleito, novos pedidos podem ser feitos à Justiça Eleitoral.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895