Redesenho do pacto federativo é desafio a ser enfrentado, diz Guedes

Redesenho do pacto federativo é desafio a ser enfrentado, diz Guedes

Afirmação foi feita durante posse do novo presidente do Ipea, Carlos Von Doellinger

AE e Correio do Povo

Plano de Guedes para gás mais barato encontra resistência na Petrobras

publicidade

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta quarta-feira que o redesenho da estrutura do pacto federativo será um desafio a ser enfrentado. A afirmação foi feita durante posse do novo presidente do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea), Carlos Von Doellinger. O evento é fechado à imprensa, mas o Ministério da Economia colocou algumas frases do ministro na cerimônia em sua conta no Twitter. "O redesenho da estrutura, o pacto federativo, será o desafio a ser enfrentado. Todo mundo com a mesma cabeça e diagnóstico sobre a recuperação econômica", disse Guedes, segundo postagem da Pasta na rede social.

Guedes reforçou a necessidade de responsabilidade fiscal para preservar as futuras gerações e para a "libertação dos nossos filhos e netos do sistema de repartição quebrado", destacou, referindo-se à necessidade de aprovação da Nova Previdência. "Temos aí o desafio fiscal e quem tem que fazer isso é a classe política a partir do pacto federativo. Precisamos de um redesenho fiscal e o Ipea tem que estar integrado com o Congresso também no redesenho do pacto federativo", finalizou.

Em entrevista exclusiva na última sexta-feira, o ministro revelou que irá enviar pelo Senado uma proposta de emenda à Constituição (PEC) para desvincular e desindexar todo o orçamento da União, incluindo a forma de repasse de recursos para Estados e municípios. No evento, o ministro também disse que o desequilíbrio fiscal é resultado "da tragédia econômica" do País. "O desequilíbrio fiscal é resultado da nossa tragédia econômica. É a trajetória dos gastos que permite a recuperação da economia brasileira", disse Guedes.

"O descontrole sobre os gastos públicos vêm de 40 anos. Von Doellinger é símbolo de alguém que dá importância à dimensão fiscal", completou o ministro. Guedes evitou falar com a imprensa ao chegar ao prédio do Ipea. Todos os jornalistas foram barrados na entrada da cerimônia.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895